quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fim de semana de treina(sem)dores

Num fim de semana futebolístico que se prolongou, e em que se defrontaram os quatro primeiros classificados no campeonato, o grande destaque foram os seus treinadores.

Quer dizer, talvez treinador seja uma palavra demasiado forte. Pegando na analogia que Miguel Gonçalves faz com empreendedor, em que refere que "por alguma razão empreendedor acaba em dor", tenho uma dor reflexa quando chamam treinador ao Vitinho.

(aparte: ao ouvir essa magnífica frase de um dos nossos, agora, governantes, alguém relembrou que canalizador também acaba em dor).

Bem sei que aqui pelo tasco o sobrancelhas é tema recorrente, mas, caramba!, ele põe-se tanto a jeito. Então acha que o Abdoulaye não fez penalte? Não me digas que também acreditas que o Liedson só agora reparou que tem 23% de incapacidade? Ou que vais ficar no fcp na próxima época? Ah, és ingénuo mas não a esse ponto não é? Olha, dedica-te a (lá está, outra profissão com dor, mas que não me dói) domador de cavalos. O Abdoulaye precisa, e tens sido bem sucedido com o Mangala, que agora só atropela um por jogo.

Passando aos treinadores, tenho de deixar o elogio ao benfiquista José Peseiro. Bem sei que é um pé frio, mas é top.  Falta-te seres um líder mais forte e um pouco mais pragmático nas "finais", mas mereces os parabéns pela taça que ganhaste e porque és um tipo com princípios. Já agora, se querem chamar a alguém treinador dos "quase", chamem-no ao Domingos, que quase ganhou o Campeonato e a Liga Europa, e quase conseguiu pôr o Sporting a jogar futebol. Pode ser que daqui a 7 anos deixe de o ser... se assim for, bem vindo ao FC Porto!

Finalmente, para aqueles que acham que o JJ fez mal em pôr a carne toda no assadouro contra o Paços, deixo este artigo. Talvez não precisasse de esticar tanto com o Enzo, mas, aparentemente, fê-lo com razão. Espera-nos um mês a abrir!