sábado, 22 de setembro de 2012

Apresentação aos sócios - Isaías

Confesso que a inércia para me iniciar na blogosfera encarnada foi muita. Várias vezes pensei criar finalmente o meu "cantinho do Benfica" mas a inércia venceu sempre. Até hoje.

Precisava de um local onde pudesse deitar cá para fora tudo o que me vai na alma sobre a vida do meu Clube, um local de debate e troca de ideias e opiniões, das mais radicais ás mais conservadoras, um local plural onde o denominador comum seria a paixão pelo Sport Lisboa e Benfica. E agora encontrei o sítio ideal.

Se sou "mais do Benfica" ou "mais benfiquista" que tu? Não sou. Não me considero mais benfiquista que tu por ser sócio há 18 anos. Não me considero mais benfiquista que tu por ser presença assídua na Catedral. Não me considero mais benfiquista que tu por já ter feito milhares de quilómetros para apoiar. Somos todos benfiquistas da mesma forma e ponto final.

O Benfica é muito maior que eu, que tu, que todos nós! Infelizmente nem todos os benfiquistas, nos dias que correm, têm noção disso. Neste blog e da minha parte, colocarei sempre à frente os interesses do Sport Lisboa e Benfica. Acima de qualquer jogador. Acima de qualquer dirigente.

Com o Benfica sorri, com o Benfica chorei. Por causa do Benfica, amizades duradouras foram criadas, amizades antigas foram abaladas, relações amorosas foram afectadas.

Vejo a águia a voar, emociono-me. Vejo o estádio cheio a gritar, emociono-me. Revejo um vídeo de um jogo memorável, arrepio-me. Vezes e vezes sem conta.

Eu vivo Benfica. Eu respiro Benfica. E está na hora de começar.

"De todos, Um".

Karel Poborsky voltou



...e veio para partir esta merda toda.
Just like old times.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Apresentação do Fenómeno no Benfica

Que adoro o Benfica todos os que me conhecem sabem. Agora, porquê a alcunha Fenómeno? Essencialmente duas razões:
  1. O Ronaldo Fenómeno foi um dos jogadores com quem aprendi a gostar de futebol. Quem tem a minha idade não esquece aquele golo contra o Compostela. Não é tão deus como o Rui Costa, mas não podíamos ser todos Rui Costa neste blog.
  2. Porque também representa a enorme quantidade de craques (e marretas) que, segundo os jornais, foram quase contratados pelo Benfica. Na altura em que foi contratado para o PSV esteve para ir para o Glorioso - mas era demasiado caro para um puto de 18 anos (esta é a altura em que começo a pensar no Jara, no Olá João, no Paulo Nunes...).
    Totti, Zidane, Dugarry, Hanuch (obrigado scp, lá nos safámos de boa...), Jardel, Klinsmann, Tomasson, Pires, Falcao, Tevez, Cavenaghi, Daniel Carvalho foram alguns dos que estiveram por horas no Benfica. E qualquer benfiquista sabe que, para os jornais, um plantel do Benfica com menos de 458 jogadores se encontra desfalcado.
 Agora que o Fenómeno se apresentou (e nada como falar a la Jardel), uma foto minha, a gozar, em grande estilo, a praia.


Olha Pedro, se este não é o melhor jogador do mundo...

...não sei efectivamente quem será?  - terá dito um dos comentadores no rescaldo deste monumental golo de Panchito Velasquez, num jogo que terminou com o parcial de 7-4 para o maior. Uma grande recordação que nos faz encarar mais um fim-de-semana desportivo com muito optimismo. Carrega Benfica!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Póquer de Cardozo na goleada à equipa B

No site do Record lê-se o seguinte destaque: 




Um dia após o Clube Desportivo de Tondela ter feito o bilharete de vir à catedral empatar, a dois golos, o paraguaio Óscar Cardozo, amparado por uma equipa "semi-secundária", fez questão de meter o C.D.T. no seu lugar apontando quatro golos numa goleada de 7-2 diante a equipa do Benfica

- Esto es para que los tios del Tondela lo aprendan como se hace - terá dito Tacuara na flash interview, após o final do jogo de treino.

Créditos da foto ficam a cargo de Samuel Úria, (grande) músico português, prezado tondelense e benfiquista.


Para que a Euroliga não lhes suba à cabeça



O “milagre financeiro”

É comum ouvirmos os apoiantes de LFV (que muitas vezes o apoiam em detrimento do Benfica) defenderem que este “salvou o Benfica”. Quando confrontados com a miséria de títulos na equipa de futebol (2 campeonatos em 10 anos não é, nem pode ser, aceitável no Sport Lisboa e Benfica), ouvimos falar do “milagre financeiro” que LFV operou. “O que seria do Benfica sem LFV?”, perguntam. Pois, não sei, mas talvez não estaríamos em falência técnica.


Olhar para as contas da SAD em 2012/2013 é um exercício medonho. Em ano de recordes de receitas na Liga dos Campeões e da venda de Fabinho ao Real Madrid por 30M€, apresentamos um resultado líquido negativo de 11M€ e o nosso galopante passivo salta para a frente do activo, o que, em linguagem simples, significa que entrámos em falência.
Isto significa que as vendas de Javi e Witsel foram muito mais que uma inevitabilidade, foram sim, uma necessidade. É o resultado de 10 anos de Vieira, em todo o seu esplendor, é este o “milagre financeiro” que LFV operou.

Nesta altura, os apoiantes de LFV já terão na ponta da língua a pergunta da moda: “Então queres que o clube fique entregue a outro Vale e Azevedo?” (que até já passou para o outro lado da estrada, usada de modo a eternizar a Dinastia Roquette). Eu respondo: não, mas também não quero que fique entregue a outro Vieira.
Agora pergunto: não há alternativas a isto?

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Meh… (Celtic 0 - SL Benfica 0)

Nem bom, nem mau. Apenas, meh

O SL Benfica foi a Glasgow empatar com o Celte (obrigado Jesus, por mais uma vez reformulares o nosso vocabulário no que concerne a designação de clubes) por 0-0, num resultado que se adequa à pobreza que se viu de ambas as partes. Foi um jogo fraco, que pareceu servir mais para a adaptação da equipa ao novo paradigma defensivo, do que para procurar a vitória. Bem, “novo paradigma defensivo” é um eufemismo, porque no processo defensivo do Benfica, do ano passado para este jogo, só se manteve Garay (e vá… o Artur). De resto, tudo de novo. Obviamente, isso reflectiu-se na equipa, que entrou com mais medo dela própria, do que do Celte e demorou a soltar-se.


O Jesus, como é seu timbre, resolveu mais uma vez dar uma de criativo e lançou André Almeida a defesa direito (em vez de Miguel Vítor) e deixou o experiente Cardozo no banco. Esta, confesso que não percebi. Tudo bem que o Gaitán tem que jogar (exclusivamente talvez) na Champions, mas deixar o avançado mais experiente de fora? Enfim, como a coisa não deu para o torto, a malta esquece.

Em todo o caso, nota positiva para os miúdos da defesa, nomeadamente nas laterais. O Melga esteve bem e mostra uma curva de aprendizagem bastante interessante, para quem foi atirado aos leões, sem nunca ter estado na selva. O André Almeida tremeu que nem varas verdes no início, mas depois lá acalmou e fez um jogo decente. No fim, já tentava fazer bonitos ala Ronaldo e ia-nos entalando com a brincadeira. A minha opinião do Almeida (do que já vi dele na Catedral) é tão pouco abonatória que qualquer exibição que não dê barraca, para mim, já é positivo.
Agora que venha o Barcelona, que nós já temos o Super Maxi (e o irmão gémeo) e o Lui… (esperem, esse ainda não) e vamos dar cabo deles!
Ou então não.

Adenda: O jogo foi tão mau, tão aborrecido, que fui vê-lo a um restaurante e no final da primeira parte, terminada a refeição, me deixei dormir. Sim, deixei-me dormir à mesa do restaurante, a ver o Benfica... Escusado será dizer que paguei a conta e fui ver a 2ª parte (felizmente um pouco mais animada) para casa.

Adriana hoje não, que joga o Benfica...

Apresentação aos sócios

Uma das minhas paixões é a escrita. É uma paixão antiga, mas não tão antiga como a maior e mais duradoura paixão da minha vida: o Sport Lisboa e Benfica. Essa vem (literalmente) de longe, das ruas não pavimentadas dos subúrbios de Castelo Branco, ainda se vivia a madrugada dos anos 90.

Estava eu a acordar para o futebol, quando o Menino D’Ouro foi meter 3 às Ruínas de Alvalade, numa noite de copiosa chuva de Maio de 1994. Na época, já vestia o tamanho de criança do Manto Sagrado, mas naquela noite de Sábado, a minha vida mudara para sempre. Desde então, fui ganhando esta paixão arrebatadora por um clube cuja Mística, cuja História, cuja cor, cujo símbolo, me enche as medidas.

Duas décadas mais tarde, a paixão mantém-se. E hoje, como sempre, precisa de ser materializada, seja com o uso do mais puro vernáculo albicastrense no Piso 3 da Catedral, seja através da escrita. Por isso, a convite de outros grandes benfiquistas, a partir de hoje cruzo neste espaço duas das minhas grandes paixões.
Que haja Benfica.

começa hoje, que joga o Benfica

Chegou a altura de nós, os seis maestros, evoluirmos. Quais anónimos benfiquistas, vamos passar a anónimos bloggers benfiquistas. Somos do tempo do 3º anel, do 3-6, do Hassan e do bigode do Valdir; não queremos ouvir falar da maldição de Gutman e somos gloriosos adeptos que se distribuem do Minho ao Algarve.

A liberdade de opinião de cada um é absoluta e esta vincula-se ao próprio, mas o que todos queremos é o Benfica campeão. E é para começar a ganhar já hoje contra o Celtic, que isto dos verdes dá azia.

Que se iniciem as hostilidades!