sábado, 10 de novembro de 2012

Robert Enke


3 anos passaram desde que Robert Enke deixou de estar entre nós.

3 épocas e cerca de 90 jogos com a camisola do Sport Lisboa e Benfica. Uma pena ter sido numa das piores épocas do nosso Clube (1999-2002).

"3 coisas que um profissional de futebol não pode fazer, trocar o Barça pelo Real ou vice versa, o Celtic pelo Glasgow Rangers ou o Benfica pelo Porto.", disse Robert Enke a certa altura da sua vida.

Insatisfeito com inúmeras situações no nosso Clube, teve que optar entre uma proposta do FCPorto e outra do Barcelona. A do Porto era substancialmente melhor. A mulher queria que ele fosse para o Porto pois preferia continuar em Portugal.

Mas Robert Enke não escolheu o Porto. Por muito que o Benfica o tivesse magoado, por muito insatisfeito que estivesse, por muito que gostasse de Portugal, Robert Enke mudou-se para Barcelona.

É certo que a sua carreira nunca mais foi a mesma... A partir daí, foi sempre a descer... Mas a decisão de Robert Enke, privilegiando os seus valores em detrimento do dinheiro e da vontade de ficar no nosso cantinho, é talvez uma das demonstrações de respeito que já vi até hoje pela instituição do Sport Lisboa e Benfica!

Respect Robert Enke! Até sempre!


Análise à prestação das equipas nacionais na jornada europeia (através dos “olhos” de um Benfiquista)


Terça-Feira

- não existiu qualquer encontro ou incidência relevante, no que diz respeito a equipas de âmbito nacional.


Quarta – Feira


- Ponto alto da jornada – O Glorioso defronta, na “Catedral”, o Spartak de Moscovo e vence confortavelmente por 2 -0. Foi uma grande exibição do Benfica, que podia ter goleado. Eu confesso, que tenho sempre tendência para afirmar isto, mas, pelo menos, desta vez, é objectivamente verdade. Senão vejamos: um golo mal anulado, um penalty falhado, dois penaltys não assinalados pelo árbitro e, pelo menos, três oportunidades claríssimas desperdiçadas pelo Sálvio e o Cardozo… Não digo que fosse quinze a zero, mas se houvesse, alguma, justiça no futebol, os Russos voltavam para Moscovo com sete batatinhas “espetadas no bucho”…

- Também, o Sporting Clube de Braga entrou em campo, na semana em que dirigentes e jogadores bradaram nos órgãos de comunicação social “que são o terceiro grande do futebol português”, a coisa não correu bem e foram derrotados, em casa, por 1 – 3 pelo Manchester United. Nota de realce, parece que sempre que um colosso do futebol europeu joga na “pedreira”, a iluminação do estádio não se comporta à altura. É a segunda vez que acontece…


Quinta – Feira

As três equipas que evoluem na Liga Europa disputaram os encontros referentes à 4.ª Jornada da fase de grupos. Para não me acusarem de ser tendencioso, optei por utilizar um dado objectivo, com o intuito de definir a ordem de análise da prestação dos, ilustres, representantes do futebol português nesta jornada europeia, assim sendo, tive em consideração a classificação no campeonato português!

- A Académica, que ocupa o décimo posto da classificação nacional, escreveu uma das mais belas páginas da sua história. Alcançou, merecidamente, uma vitória por 2 – 0 frente ao Atlético de Madrid (até ao momento o 2.º classificado da Liga Espanhola, vencedor, em título, da Liga Europa e Supertaça Europeia.) O autor dos golos foi, o jovem avançado, Wilson Eduardo que se encontra cedido pelo Sporting Clube de Portugal, facto que não deixa de ser normal, atendendo ao excesso de opções que o clube tem para a sua linha ofensiva…

- O Marítimo (11.º classificado) foi derrotado, em França, pela equipa do Bordéus. A equipa portuguesa deu uma boa réplica, mas acabou vergada por um conjunto com outros argumentos técnicos e maior experiência internacional. O golo dos girondinos foi apontado pela “eterna” esperança do futebol francês, David Bellion.

- Por último, analiso a prestação do clube que ocupa o, digníssimo, décimo terceiro posto do campeonato português, o Sporting Clube de Portugal. Que continuou a sua época de pesadelo, nada condizente com a história e pergaminhos do clube, empatando em casa com o Genk, por 1 – 1. Este resultado praticamente sentenciou a eliminação deste histórico do futebol português, apesar de terem sido notórias, algumas, melhorias da equipa em comparação com os últimos jogos! Nota para o festejo do Van Wolfswinkel, após o golo, que tem tudo para fazer furor…


E foi isto, até daqui a quinze dias…

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Benfica 2 - 0 Spartak Moskovo: Triunfo agridoce...

Noite de frio, muito frio na Luz. Casa a meio gás. Um Benfica sem Luisão, sem Aimar, sem Carlos Martins, sem Matic. Um 11 titular com muito pouco andamento para a Champions. Enfim, todas as condições reunidas para um jogo atabalhoado e trapalhão no relvado e nervos e sofrimento nas bancadas!

Primeira parte: fraco, muito fraco. Uma oportunidade para cada lado e 45 minutos que passaram sem quase se dar por isso.

Segunda parte: Um Benfica completamente diferente, PARA MELHOR! Saiu a unidade em menor rendimento nos últimos meses face ao seu potencial (Rodrigo) para dar lugar a Cardozo, aquele trengo que não presta e que a malta está sempre a assobiar... Talvez "picado" por ter ficado 45 minutos a marinar no banco, faz um jogão, marca dois golos, sprinta 30 metros para ir cortar uma bola à defesa, ganha um penalty e expulsão e fica perto, por duas vezes, de um merecido hattrick!!


Tempo ainda para dar mais uns minutos ao menino André Gomes. Como é bom ver dois portugueses em campo. Quem sabe se, daqui a uns meses, não teremos um meio campo com Almeida-Gomes-Rosa?...

Tempo ainda para Bruno César entrar. Mau demais. Só o vi a correr quando foi a fugir para o balneário assim que acabou o jogo... Ou muito me engano ou o "Picanhas" vai recambiado para o Brasil em Janeiro!

Destaques individuais:

GARAY - QUE SENHOR! Deve ter cortado umas 37 bolas em cada parte. Classe e tranquilidade. Um jogador com uma qualidade de passe acima da média, sai a jogar como ninguém, com a bola controlada e é invariavelmente nele que começam as jogadas com maior perigo do SLB e que acabam as jogadas dos adversários! Melhor que David Luiz? Perdoem-me a ousadia mas... SIM!



ARTUR - Que falta fazia uma exibição destas do nosso "Rei"!! Com um punhado de intervenções decisivas, manteve as redes invioláveis antes do nosso primeiro golo e após o segundo! Terceiro jogo consecutivo sem sofrer golos... Salva de palmas para a nossa defesa!

ENZO PÉREZ - Não sabe jogar mal. Inventa espaços onde não os há, serpenteia em velocidade entre os adversários, desequilibra para as laterais e cruza (e bem!), joga e faz jogar, uma agradável surpresa neste primeiro terço da temporada!



OLA JOHN - Este menino faz-se... Primeira parte a meio gás, algo nervoso, cumpriu e não comprometeu... Mas de um extremo pede-se muito mais! Pois bem... Segunda parte de altíssimo nível, a partir tudo e todos! Mais uma assistência, desta feita de pé esquerdo, uma boa meia dúzia de adversários sentados no chão... Uma exibição para deixar os adeptos a salivar por mais!



CARDOZO - 224 jogos. 137 golos. Não presta... É uma merda!


Pena a derrota do Barcelona em Glasgow. Continuamos a depender de nós. Resta-nos ganhar em casa ao Celtic e fazer 7 pontos e esperar que o Barcelona cumpra o seu papel e não perca em Moscovo. E partir para a 6ª jornada com o 3º lugar garantido e... Who knows?...