quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O comentário desportivo mais acertado dos últimos anos!





         Quem conhece sportinguistas sabe que é verdade! E quando perderem, claro que, a culpa vai ser da equipa de arbitragem...



terça-feira, 11 de agosto de 2015

A culpa a quem a tem

O Rui Vitória deve ser um gajo porreiro. Tem umas noções de futebol, mete a equipa a jogar e tal, deve ser capaz de dar um bom balneário. Quem não olha para um bezuntão destes com carinho que atire a primeira pedra.

A questão é que gajos porreiros há muitos, treinadores de futebol nem tanto. Quer dizer, em termos de comparação já começo a achar que o Loropegui é treinador de futebol, o que torna as coisas ainda mais graves. Sim, porque nem o Lopinegui se lembraria de colocar Samaris e Fejsa a par no meio campo. Acho que só mesmo um José Mota e, pelos vistos, o Rui.

Eu achava que o treinador ideal para o Glorioso era o Vitor Pereira, como expliquei aqui. Ok, não queriam ir buscá-lo, o Marco Silva servia. Agora, o Rui Vitória nunca mostrou futebol que pudesse indiciar ser uma boa escolha para o Benfica. Não fez um trabalho meritório num clube intermédio, como o JJ no Braga ou o Marco Silva no Sporting. Tem muito mérito em conseguir o que conseguiu com um dos orçamentos mais baixos da liga, mas isso não o torna automaticamente apto para treinar o Benfica. Ao contrário do que costumam fazer crer, eu não preciso de um treinador que faça omeletes sem ovos, preciso de um treinador que saiba fazer omeletes em condições para eu comer e ser campeão!

Não obstante, o Rui é o menos culpado de tudo isto. Quem é que se lembrou de despedir um treinador bi-campeão? Quem é que se lembrou de contratar o Rui? Quem é que se lembrou de desinvestir brutalmente no futebol porque está atrapalhado nos seus negócios ou porque tem negócios obscuros com o Jorge Mendes?

Pois é Vieira, a culpa é tua. Foste tu que o contrataste. Foste tu que vendeste o Bernardo Silva e os restantes. És tu que tens negócios muito estranhos com o Jorge Mendes e que, fala-se, vais comprar um pé-frio mexicano por 9 M€, como já fizeste com Pizzi e Roberto. Foste tu que confundiste os teus negócios com os do Benfica.

Ainda vais a tempo de alterar o rumo... mas atenção!!! Parece-me que já tens alguém atrás das tuas costas pronto a tomar-te o lugar. Olha que se não o fizeres, vais perder muito mais do que a Presidência, porque a vingança serve-se fria, e nem eu nem nenhum benfiquista vai defender-te, se continuares sem defender o Benfica até à morte.




segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Calma!!



        Em primeiro lugar, devo confessar que estive no estádio e assisti, in loco, ao que não percepcionava há seis anos. O Sporting venceu o jogo, jogou melhor e mereceu vencer o Maior Clube português.
        Em segundo lugar, ontem o nosso ex-treinador conseguiu mostrar tudo o que é: um excelente treinador, com uma personalidade e um comportamento público deploráveis. Aliás, estes dois factos não deveriam surpreender nenhum benfiquista. Sob o seu comando vencemos jogos em catadupa, fizemos excelentes exibições e marcávamos golos, praticamente, em todos os jogos. Ao mesmo tempo, que nos habituamos a ouvir declarações estapafúrdias e ao adensar de conflitos desnecessários com adversários, colegas de profissão, agentes da autoridade e até elementos do seu próprio banco (nunca me irei esquecer a atitude com o Shéu, em White Hart Lane, tal como nunca me irei olvidar a qualidade que demonstramos nesse jogo, o melhor que vi ao vivo).
         Estou à vontade para opinar sobre isto, porque apesar dos seus defeitos sempre defendi a sua continuidade. Mesmo depois, de ficarmos a mais de uma dezena de pontos do Porto do Vilas Boas, termos levado 5 no Dragão, perdido uma meia-final europeia com o Braga e perder dois campeonatos para o Porto do Vítor Pereira. Mas eu sou do Sport Lisboa Benfica, não sou sócio ou apoiante dessa nova entidade, o JJ Clube de Portugal! E, portanto, o passado não interessa.
        Neste momento, a realidade é esta: o Porto continua com um orçamento muito superior ao nosso e o Sporting tem um treinador que sabe, melhor que ninguém, o que é necessário para vencer em Portugal e que travou a incompetência do presidente do seu clube (a inabilidade do miúdo foi confirmada pelo novo messias de Alvalade e a sua lista de dispensas: é verdade, onde anda o mini messi? ou o Lampard dos balcãs? Mais um ano de bdc como principal decisor do futebol do Sporting e seria o vosso fim amigos lagartos). Concluindo, existem três candidatos ao título! Thank you, Captains Obvious!
        Relativamente ao Benfica, o Rui Vitória é o elo mais fraco e, portanto, o primeiro a cair caso os resultados e a performance da equipa não melhorem (e muito) em comparação com o que se viu no estádio do Algarve. Mas antes de flagelarem e deceparem (pela ordem que preferirem) o homem, façamos um exercício de memória. Lembram-se da pré-época passada? Lembram-se dos resultados? Das exibições? Do jogo da supertaça? Pois, aquelas goleadas sucessivas que sofremos e uma vitória nos penalties contra o colosso, Rio Ave…
        Eu não vou colocar, pelo menos para já, o ónus dos possíveis insucessos na, suposta, falta de aptidão do Rui Vitória. O treinador não tem qualquer responsabilidade da pré-época ser planeada tendo por base, apenas, critérios financeiros e económicos (tal como já tinha acontecido na época passada…) e também não lhe podem imputar a indisponibilidade de quatro titulares indiscutíveis da época transacta (dois porque foram transferidos e outros dois porque estão lesionados, sendo que, as ausências não foram supridas devidamente e atempadamente). A direcção não pode, nem deve sacudir a água do capote, relativamente ao que ocorreu no estádio do Algarve e tem de compreender isso, até porque para o ano estão agendadas eleições e o escrutínio dos sócios é sempre impiedoso.
        Mas se tudo isto é verdade, perante tanto histerismo e descrença só me apetece dizer: CALMA CARALH*! Não me irritem em Agosto! Parem, estou a meio da silly season… lol
        Foi só um jogo oficial, uma supertaça. Sabem quem também ganhou uma Supertaça? O Paulo Fonseca no Porto. Sinceramente, o mais provável será esta derrota servir para a “estrutura” (essa nova expressão do léxico "futebolês") compreender as limitações do plantel e até ao final do mercado trabalhar afincadamente no reforço efectivo do mesmo. Com, pelo menos, um lateral, um médio centro e um extremo, todos de qualidade inequívoca e experiência, sem que exista qualquer saída adicional ou seja, sem que saía o Gaitán. E, nesse momento, no final desta época, até poderemos vir a olhar para esta derrota como uma benção disfarçada… Sim, porque caso o inicio da época passada não tivesse sido tão desastroso: não teríamos tido nem Jonas, nem Júlio César, nem Samaris e nem Enzo (até Janeiro)…

Calma, olhem para o escudo que temos na camisola, nós somos os Bicampeões! Rumo ao 35.º!

Domingo estou na Luz!