segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O defeito de Luís Filipe Vieira

Disclaimer: Se há coisa que não gosto é de criticar só porque é moda. Mas este texto (que já tinha sido adiado por falta de tempo) tem de ser partilhado.

Todos os líderes têm virtudes e defeitos. O que sempre se pretende é que os primeiros se sobreponham aos últimos.

No sentido estrito Luís Filipe Vieira é um líder. Quando ele dá uma ordem, essa ordem é cumprida pelos subordinados.

Não o é, contudo, num sentido mais lato.

Uma grande virtude do líder LFV é saber escolher as pessoas de quem se rodeia. Até prova em contrário, pelo que vejo:
- Economicamente, tirando a parte de sermos um entreposto de jogadores (que não é culpa desse departamento), Domingos Soares de Oliveira tem feito um trabalho muito bom. Não tivéssemos negócios de comissão como o Fariña, o Roberto, o Michel ou o Luisinho e esse trabalho sobressaíria ainda mais.
- A Benfica TV está a ter um excelente arranque, está muito bem pensada e não está a correr ainda melhor pela descrença dos adeptos. Contratou excelentes profissionais e a compra dos direitos televisivos da Premier League foi de génio. Grande trabalho de José Eduardo Moniz.
- O trabalho do departamento de Scouting, como é patente aos olhos de toda a gente, tem feito um excelente trabalho. Por trás: Rui Costa (pelo que sabemos...)

O grande problema desta virtude é a limitação do alcance dela. O comum é os termos dessa virtude estarem trocados: um grande líder e uns medianos subalternos. Mas esta paradoxal situação colocou o Benfica em maus lençóis.

Porque o grande defeito do Luís Filipe Vieira é a falta de capacidade decisional. Se compararmos com um jogador de futebol, coloquemo-nos na pele do Rodrigo contra o Barcelona. Podia ter passado e seria, quase certamente, golo. Preferiu, contudo, fintar o guarda-redes, diminuindo incrivelmente as probabilidade de sucesso. E, ao contrário do Rodrigo, talvez por já ser mais velho, já se viu que não aprende. Como sei eu que não aprende?

Fernando Santos foi despedido à primeira jornada. A partir desse erro várias elacções poderiam ser tomadas, entre elas a mais lógica e com mais hipóteses de sucesso: deveria ter sido despedido no final da época anterior. Com estes dados, que conclusão tirou? Que não deveria ter sido despedido.

É ao pesar os prós e os contras (que levam à decisão) que ele falha. E daí o erro de ter mantido o JJ. Quantas pessoas, por experiências anteriores (designadamente Fernando Santos) diria que isto iria correr mal?

Jorge Jesus é um excelente treinador. José Mourinho ainda maior. Teria ele condições para se manter no Real Madrid? Apesar de ser melhor (na minha opinião) que Ancelotti, não. Tal como Jesus não tinha.

No entanto, enquanto as pessoas à sua volta lhe diziam que seria melhor não renovar com JJ, que fez ele? Renovou por 2 (!!) anos, com um salário milionário e poderes reforçados.

Há outros erros demasiado óbvios quando ele está à frente das decisões. É ele o responsável máximo pelo futebol. Já se viu que não é a melhor solução tê-lo a tomar decisões, porque não arranja ele alguém que cumpra essa função?

Alguém que proteja o treinador.

Alguém que critique bi-campeonato Hugo Miguel do Porto. O golo em fora-de-jogo do Estoril. A ausência de penalties do Porto no campeonato passado. O golo do Maicon. A expulsão do caceteiro Aimar. As não-expulsões do anjinho Mangala. Alguém que ao longo do campeonato critique os árbitro quando deve ser o caso.

Alguém que mantenha um discurso coerente e saiba transmitir as suas ideias.

Alguém que não apoie inequivocamente Fernando Gomes.

Alguém que demonstre apoio aos jogadores quando ele é necessário. Alguém que evite uma novela ridícula como a do Cardozo.

Alguém que perceba que a melhor decisão não é um não-lateral esquerdo novo todas as épocas. Ou dois jogadores para apenas duas posições no meio campo também não é. Alguém que remeta JJ à sua função: treinar.

Resumidamente, alguém que evite as más decisões que ele toma quando a tal é chamado. Quando é o responsável.

Perguntam porque razão insiste ele em ter esta função quando já percebemos que não é a pessoa correcta para tal? O ego do LFV.

Dizem que JJ tem um grande ego, mas acho que não é batido pelo LFV. Já ouvi auto-elogios (bastante comuns quando acerta) e silêncios confrangedores quando falha.

Os líderes têm, em geral, grandes egos. Eles têm a visão e definem o caminho, aproveitando as melhores qualidades dos seus subordinados. O ego de um líder de facto floresce dos feitos do grupo, e não dos seus feitos no grupo. E isso LFV não percebeu.

domingo, 18 de agosto de 2013

LIGA 2013/2014 – Antevisão do ponto de vista estatístico





Parece que vai tudo principiar outra vez, curiosamente a “sorte” do sorteio ditou que iniciássemos campeonato no Estádio dos Barreiros. O jogo da época transacta será para sempre relembrado, por nós Benfiquistas, como o canto do cisne do último campeonato.

Após o desfecho da partida nos Barreiros, ninguém esperaria por uma sucessão tão infeliz de resultados e de repente passou-se do 80 para o 8. O sentimento dos sócios e adeptos do Benfica é demasiado descrente, aliás mesmo no período negro do nosso clube – era Damásio e Vale e Azevedo (embora, por razões, diametralmente distintas) - não me recordo de sentir um estado de espírito tão pouco confiante.

Aproveito para citar uma afirmação, professada por alguém bem mais inteligente que eu, “tudo na vida é uma questão de perspectiva”. Cito-a, como mote para uma confissão: eu tenho um defeito crónico (um de muitos), tenho tendência a parecer um crítico em momentos de euforia e um eufórico em momentos de depressão. Para mim, uma questão de mera perspectiva…

Como tal, vou-me imiscuir de analisar e antever o campeonato através de posições subjectivas, fazendo-o através dos números e da estatística.

1)      O Orçamento

É recorrente, ouvir que o Benfica com o investimento que faz obrigatoriamente terá de ser campeão. Eu agora poderia elencar várias razões que tornam este argumento, no mínimo, imprudente. Mas melhor que a minha opinião, é a realidade.



O orçamento do Sport Lisboa e Benfica, para a época do 2013/2014, representa 44,4% do orçamento do Futebol Clube do Porto. E é um factor comum às últimas épocas, não obstante, o número astronómico de jogadores sob contrato profissional e algumas contratações inexplicáveis com o cunho da Direcção LFV. Conclusão, quem utiliza este tipo de lógica argumentativa, em vez de criticar o trabalho da direcção, equipa técnica e jogadores, está a enaltecer os resultados conquistados e a luta "taco a taco" contra um orçamento muito superior. Aliás, nas últimas épocas, a diferença de orçamento entre o Porto e o Benfica sempre foi superior à "distância orçamental" entre o Benfica e o Sporting, com resultados desportivos bem visíveis.

2)  Registo disciplinar

 
Época
Benfica
Porto
Cartões amarelos
duplo amarelo
cartões vermelhos directos
Cartões amarelos
duplo amarelo
Cartões vermelhos directos
2012/2013
57
3
3
52
2
0
2011/2012
88
4
1
84
1
2
2010/2011
87
5
4
81
2
1
2009/2010
74
1
2
64
3
0
sub-total
306
13
10
281
8
3
2008/2009
81
5
0
62
1
0
2007/2008
65
1
2
48
0
1
2006/2007
61
3
3
65
0
1
Total
513
21
15
456
9
5














 Em nenhuma das últimas sete épocas o FC Porto teve um registo disciplinar mais gravoso que o Benfica. Mudam treinadores e jogadores mas, por algum motivo que os números não podem explicar, o Porto apresenta-se sempre como uma equipa muito mais disciplinada.
Basta atentar às expulsões com vermelho directo, em sete épocas, apenas cinco, 1/3 das ocorridas no mesmo período com jogadores do Sport Lisboa e Benfica. Aliás, nas últimas quatro épocas, o Benfica teve o dobro das expulsões com vermelho directo que o Porto, em sete anos. Claro que, com "carniceiros" como o Aimar é sempre complicado...
A diferença entre o número de expulsões é, no mínimo, de estranhar (36 vs 14). Mas como é, comummente, propalado “a grande diferença entre o Porto e o Benfica é a estrutura.” Se bem que, este conceito de estrutura nunca é determinado…



3) Penaltys


Época
Benfica
Porto
Penaltys a Favor
Penaltys Contra
Penaltys a Favor
Penaltys Contra
2012/2013
12
2
10
1
2011/2012
8
4
9
3
2010/2011
3
4
7
3
2009/2010
8
1
5
2
2008/2009
7
4
11
1
Total
38
15
42
10


Curiosamente, o registo de penaltys não apresenta divergências tão acentuadas, como ao nível disciplinar. Todavia, continua a existir uma vantagem de grandes penalidades assinaladas a favor do Porto e uma “vantagem” no número de grandes penalidades assinaladas contra o Benfica.

Por tudo isto, confesso que fiquei algo surpreso, quando me apercebi que a maioria de casas de apostas, considera que o Benfica é o principal ao título da Liga 2013/2014. Estas entidades, com sede em "paraísos", calculam as odds baseando-se em estatísticas e análises feitas por apostadores profissionais e outras ferramentas imparciais, visando a maximização do lucro.





Pelo que vejo, penso que o sentimento de surpresa, perante o "favoritismo" do Glorioso, será comum à larga maioria de Benfiquistas. Isto porque, para muitos será complicado o SPORT LISBOA E BENFICA voltar a ser campeão, devido à incompetência de quem nos serve, para mim, será difícil, sobretudo, devido aos números, à estatistica e a esse belo conceito indeterminado que é a estrutura do fcp…Mas acredito SEMPRE! Rumo ao Campeonato! 

Os números, esse malvados, às vezes podem ser verdadeiros “Bin Ladens” do futebol.




Fontes: Record, Zero Zero, Maisfutebol, Diário Digital e youtube.