sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Benfica x Sporting! Vamos chorar todos juntos?



Incrível! Que semana espectacular para o futebol português e, consequentemente, para quem gosta de desporto!
            Porquê?? Calma, não se aflijam. De facto, não perderam nada de especial. Os jogos da Taça foram fraquinhos e também não foi marcado um golo merecedor de figurar como nomeado para o prémio Puskas.
       Só afirmei que foi uma semana estupenda, devido ao comportamento dos “ilustres” adeptos do Sporting, corroborados pelo seu treinador. Estas pessoas que torcem ou trabalham para um clube “diferente”, um clube que pugna pela verdade desportiva e que quer “mudar o futebol português”, prestaram-se a um serviço triste. Durante toda a semana, utilizaram os espaços que lhes são concedidos pela comunicação social, para exercerem uma pressão enorme sobre o árbitro do derby de Domingo.







http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=457739


 http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=866905 

            Este tipo de discurso não tem como objectivo proporcionar as condições para uma arbitragem isenta, mas, pelo contrário, visam condicionar o árbitro, com o intuito que este, em caso de dúvida, beneficie o Sporting. O árbitro nomeado, Marco Ferreira da A.F. da Madeira, perante o vapor aquoso que pulula em Alvalade, tem perfeita consciência, que o seu trabalho vai ser analisado da seguinte forma: qualquer erro favorável ao Benfica será compreendido como mais um episódio da teoria da conspiração, que impede uma auto-proclamada “equipa de tostões, não candidata ao título” de ser campeã; por sua vez, qualquer erro que beneficie o Sporting será analisado numa perspectiva de justiça “divina” e compensatória. Como por exemplo, na primeira volta do campeonato, em que "soube a mel" um empate com um golo fora-de-jogo e um penalty perdoado.



            É triste! Infelizmente, os responsáveis do Sporting e os seus apaniguados tiveram um comportamento que não é mais do que um remake de um filme antigo, cuja historia ocorre “nas barbas” do Rio Douro! Ahh, vou dar uma pista, o filme não é o Aniki Bobó… Se bem que consta que no Calor da Noite…
            O treinador da auto-proclamada “equipa de tostões não candidata ao título”, Leonardo Jardim (para quem não está a identificar é aquele D. Juan, madeirense, que não comenta arbitragens...) na antevisão ao jogo, afirmou que: "Acredito no trabalho dos árbitros. Espero que faça um bom trabalho e que, ao contrário do que sucedeu para a Taça de Portugal, não tenha influência no resultado" e, ainda acrescentou, "o historial demonstra que o Sporting tem tido alguns azares" no que diz respeito aos árbitros nos confrontos em casa do rival lisboeta.
            Como não gosto de ver ninguém chorar, fui analisar os resultados do Sporting, no Estádio da Luz:

2008/2009 – Campeonato – 2 -0
2009/2010 – Campeonato – 2 - 0
2010/2011 – Campeonato – 2 – 0
                     Taça da Liga – 2 - 1
2011/2012 – Campeonato – 1 - 0
2012/2013 – Campeonato – 2 - 0
2013/2014 – Taça de Portugal – 4 - 3

            Realmente, começo a compreender o nervosismo. Mas Jardim, por favor, mais atenção, isto não é azar! Azar é, por exemplo e perdoem-me o vernáculo, “andar a comer a mulher do patrão” e ser apanhado…



            Termino com três notas:

1.º - É a segunda vez que o Marco Ferreira irá arbitrar um derby, no primeiro, disputado no estádio de Alvalade, o resultado foi 3 – 1, para quem? Já adivinharam, venceu o Benfica. Enfim, foi mais um “azar”! A arbitragem, aliás, foi elogiada e não teve qualquer influência no resultado.



2.º - O Jardim e os “ilustres” adeptos do Sporting, esperam que os erros do árbitro não tenham influência no resultado (a.k.a. – excepto se o resultado for favorável ao Sporting…), eu, por outro lado, espero que os erros do Patrício voltem a ter influência no resultado.




3.º - Que ganhe a melhor equipa, o Sport Lisboa e Benfica!