sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Luis Filipe Vieira e Úmaro Embaló





           A conclusão que retiro sobre as palavras do nosso Presidente, na entrevista de ontem, é que o mesmo concorda na integra com o que defendo. Os melhores do Caixa Futebol Campus têm de chegar à equipa principal do Benfica e têm de vestir o manto sagrado durante várias épocas.
           Entretanto, no Reino Unido a contratação do Úmaro Embaló é tida como um dado adquirido.
           Vou dar o benefício da dúvida, mas, como é evidente, neste caso a mentira terá sempre a perna curtíssima.










quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Vieira e DSO, parem de brincar com os sócios!!


          Ponto prévio, quando principiei a escrever para este Blogue, decorria o ano de 2012, e o Benfica não vinha de quatro campeonatos conquistados, nem era o Clube nacional que mais ganhava no presente.
          Todavia, vislumbrava um trabalho com muita qualidade na prospecção e na formação, e acreditava, plenamente, num futuro do Benfica pejado de vitórias e na recuperação do estatuto de melhor clube nacional, entre portas e nas competições europeias.
          E, portanto, sempre assumi uma postura de defesa desta Direcção, pois, ainda que sem resultados significativos, identificava um trabalho, que me parecia, sério e de qualidade. Todavia, nessa período choviam críticas à Direcção, algo que é perfeitamente normal, quando os resultados no imediato não são vitórias.
         Em 2012, também existia uma outra diferença, a maioria das pessoas que opinavam sobre futebol, embora, fossem adeptos ou sócios de um clube e não escondessem a sua paixão. Não eram, na sua maioria, peões comunicacionais das Direcções dos Clubes, opinavam de forma individual e não como marionetas, cujo o único objectivo é colocar o ónus da falta de resultados em causas que não sejam a própria incompetência ou a tomada de decisões ou opções erradas. A política de comunicação dos três grandes, dos três sem excepção, não é mais do que "palha para burros", com dezenas de marionetas que são pagas a peso de ouro para desempenhar essa função.
        A mim só me interessa o Sport Lisboa e Benfica e, por isso, peço ao Presidente, Luis Filipe Vieira e aos restantes membros da estrutura que parem de brincar com os sócios e os adeptos. Eu sei que, os nossos rivais, ainda, estão pior servidos, mas isso, sinceramente, não me interessa. A mim só me cativa o meu Clube e o que a ele diz respeito.


         Nos últimos anos, temos sido brindados com entrevistas semestrais, em que, por mais de uma vez, é propalado que o objectivo da estrutura é manter os nossos melhores jogadores da formação e, muitas vezes, o Caixa Futebol Campus é descrito como a "a menina dos olhos" Presidente. Mas depois, os factos e a realidade contrariam estes "soundbytes".

        Esta imagem, supra expressa, foi partilhada aquando da celebração dos onze anos do Caixa Futebol Campus. Ora, a realidade é que nenhum destes onze miúdos está no Benfica. Isto é vergonhoso e totalmente contrário ao que nos é "vendido". Alguns nem sequer chegaram a envergar a camisola do Benfica, por mais de dez ocasiões e, penso que, nenhum esteve ao serviço do plantel sénior mais de duas épocas consecutivas.
       O anterior treinador foi o alibi perfeito para a falta de aposta nos jovens. Mas passado três anos, a conclusão a que chego é que a cisão com o anterior treinador não se prendeu com a falta de aposta nos jovens da nossa formação. A dissidência ocorreu devido à indisponibilidade do mesmo, em seguir as apostas e oportunidades de negócio definidos pela estrutura.
       O nosso Presidente, nas últimas três épocas, tem-nos brindado nas entrevistas com afirmações, à la Óraculo de Bellini, ora, "prevê" a aposta no Renato Sanches, ora, prevê que o Jimenez vai ser a transferência mais cara do futebol português, ou que, ainda, vamos ouvir muito falar do Svilar, durante esta época. Peço desculpa, mas fazer previsões quando se controlam as decisões é muito fácil.
       Renato Sanches, de facto, e tal como também afirmei aqui, teria de ser titular do Benfica, infelizmente, após uma época, foi vendido de forma apressada, com custos gravíssimos para o próprio. Jimenez, só não foi a transferência mais cara do futebol português, porque em Janeiro de 2017, não aceitou ser transferido para a China (claro que, teve como castigo uns meses no banco). Svilar é uma aposta totalmente apressada e que, infelizmente, estou certo que nos irá custar a conquista de títulos importantes esta época. Rui Vitória é o treinador da estrutura, um treinador de campo, que segue as instruções dos responsáveis máximos do clube na utilização dos jogadores, ao contrário, do anterior treinador que era incontrolável.



        Hoje fui brindado com estas duas notícias, que gostaria muito que fossem falsas, em primeiro a venda do Umaro Embaló, que era só uma da maiores promessas do nosso Centro de Estágio, se não a maior neste momento. Esta venda tem de ser muito bem explicada. Não pode ficar, por uma nota de rodapé. O tempo irá encarregar-se de demonstrar que tipo de carreira este miúdo terá no futuro.
      Depois, a situação do João Carvalho. Face ao défice físico do Pizzi, evidenciado nos últimos meses, sempre pensei que seria este jogador a saltar para o campo e assumir a responsabilidade de o substituir. De facto, dos três jovens no plantel, oriundos da nossa formação, não tenho dúvidas em afirmar que, o João Carvalho é o jogador com mais potencial. Não obstante, a qualidade do Diogo e do Rubén, que várias vezes, abordei nesta sede e que lhes permite fazer uma grande carreira no Benfica, caso isso, lhes seja permitido. Caso seja cedido onerosamente e a título definitivo, o passe do melhor jogador desta geração (excluindo o Renato Sanches) começo, finalmente, a perceber a sua parca utilização. Será, de facto, mais fácil, que ele saia sem grande alarido.

     Como é evidente, a realidade é que é muito mais lucrativo, para os agentes e para quem movimenta o dinheiro que alimenta a indústria do futebol, que cada jogador seja transferido o máximo de vezes durante a sua carreira. Há que começar jovem e é muito melhor para a industria que um jovem belga, seja aposta num Clube português, e que aos 18 anos já tenha sido transferido uma vez, e que um português seja aposta num inglês, seguindo a mesma lógica.

      Por isso, o que peço é muito simples, se acham que esta é a melhor forma de gerir os activos gerados pelo nosso Centro de Estágios, admitam-no. Não gozem é com os adeptos. Porque, é evidente que a nossa formação, mais do que a "menina dos olhos da estrutura", é a "menina dos negócios".