sábado, 2 de março de 2013

Sportinguista ou dragarto?


       Não adianta negarmos, todos nós conhecemos, na primeira pessoa, o flagelo que é termos familiares ou amigos que se intitulam adeptos do Sporting... Contudo, é de conhecimento generalizado que a “tribo” sportinguista divide-se em dois grupos: o Sportinguistas stricto sensu e os anti-benfiquistas, a.k.a. dragartos.
      Hoje é o dia ideal para fazer essa destrinça, basta efectuarmos o seguinte teste, aos nossos familiares e amigos sportinguistas lato sensu e depois face às suas respostas direciona-los para a sua respectiva subtribo.

1)       O lance do Luisão, no derby em 2005, foi o maior erro de arbitragem contra o Sporting?

a)       Sim.

b)       Não.

c)       Não, foi o maior, mas um dos maiores.

2)       Recordas, com mais raiva, a derrota na final da taça da liga contra o Benfica ou a final da Liga Europa contra o CSKA?

a)       A final da Taça da Liga.

b)       A final da Liga Europa.

c)       As duas.

3)       Quem é que mais odeias, o Simão Sabrosa ou o João Moutinho?

a)       Simão Sabrosa.

b)       João Moutinho.

c)       Os dois de forma igual, ambos traíram o Sporting.

4)       Quem é que mais odeias o Simão Sabrosa ou o Liedson?

a)       Simão Sabrosa.

b)       Liedson.

c)       Os dois de forma igual, ambos traíram o Sporting.

5)       Qual é o resultado que preferes para o clássico, de hoje, contra o Futebol Clube do Porto?

a)       Vitória, mas se perdermos não há problema. Porque eu não quero que o Benfica seja campeão.

b)       Vitória, somos o Sporting temos de ganhar todos os jogos.

c)       Vitória, mas caso não aconteça, temos de pensar que podia ser pior. Podiamos não ter ganho ao Benfica.

6)       Quem é que preferes que seja campeão esta época?

a)       O Futebol Clube do Porto.

b)       Tanto faz, visto que o Sporting já não pode ser campeão.

c)       Como já não podemos ser campeões. Talvez prefira o FCP.

Se o vosso familiar ou amigo, na maioria dos casos, responde às questões utilizando as hipóteses c).
É o sportinguista tipo. Gosta do seu clube, vibra e deseja as suas vitórias, mas identifica, claramente, o Sport  Lisboa e Benfica como o principal rival do Sporting. Pertence, inequivocamente, à tribo sportinguista.
Se o vosso familiar ou amigo, na maioria dos casos, responde às questões utilizando as hipóteses b).
Estão perante um exemplar estranho, um sportinguista a 100%. Que quer é vencer e todas as derrotas são iguais independentemente do clube rival. Pertence à tribo sportinguista, mas é quase um proscrito, talvez tenha falhado na escolha do clube…

Se o vosso familiar ou amigo, na maioria dos casos, responde às questões utilizando as hipóteses a).
Estão a testemunhar o clássico dragarto. Ser do Sporting só ganha sentido quando o Benfica não ganha. Esta tribo sente um maior regozijo quando o Benfica perde, do que quando o Sporting vence!

P.S: Como há muitos dragartos. E eu estou-me a sentir solidário. Depois de contribuir para a C.A.S.A – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, uma instituição que faz um trabalho profundamente meritório. Vou-me deslocar ao Estádio de Alvalade e apoiar aqueles jovens, contra o FCP. Espero entoar o hino do benfica aquando de um golo do Van Wolfswinkel, um jogador do Sporting que já percebeu que a melhor maneira de forçar a saída é: falhar penaltis em série e afirmar que prefere que o Glorioso seja campeão…




P.S 2: Quando fui comprar o bilhete verifiquei uma coisa estranha…Se o Sporting é o clube da elite, porquê que escolheram, como supermercado no Alvaláxia, o Lidl??? Fica a pergunta…

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A semântica do clássico

Semântica (do grego σημαντικός, sēmantiká, plural neutro de sēmantikós, derivado de sema, sinal), é o estudo do significado.


Não porque por trás dela esteja um raciocínio elaborado, até porque nem tal seria de esperar do Vitinho, mas porque semanticamente esta frase torna-se extremamente confusa. Não faz sentido falar em equipas A e B quando falamos deste dois clubes, que trocam jogadores com uma frequência bastante superior àquela com que Passos Coelho ou Miguel Relvas pedem facturas. 

Por isso Vitor, devo dizer que, apesar de formalmente parecerem diferentes, o significado de qualquer destas opções:
Sporting - Porto
Sporting B - Sporting A
Porto B - Porto A

é igual. Aliás, até podes entender isto como o funcionamento normal das equipas, onde os jogadores que se destacam em Lisboa seguem para a casa-mãe.

Mas hoje aproveito para te dar uma nova lição. Diz aos responsáveis do teu clube para respeitarem a sua história. Não vale a pena mentirem ao dizerem que foi fundado em 1893. Até podia ter sido antes de Cristo, pouco importa. O que interessa é a qualidade dos anos. E nós fizémos 109 orgulhosos anos! CARREGA BENFICA!



* também já dizia o outro: «Clássico é clássico, e vice-versa».

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Rumo ao (nosso) campeonato!

Cada vez mais se acentua a clivagem entre dois campeonatos: um, que já perdeu Rolando, mas onde ainda pontificam Alex Sandro, Mangala e Otamendi, um vale-tudo onde se mistura futebol com andebol, se abalroam jogadores e no qual é proibido marcar penalties contra uma equipa; e outro, em que se joga, ou tenta jogar, futebol (excepto quando se junta Guimarães e Braga).

Neste último, o nosso campeonato, o Benfica ganhou facilmente ao 2º classificado, por 3-0. Fiquei bastante agradado com a equipa neste jogo, já que aquilo que muitos vaticinavam, o cansaço dos jogadores, não se está a notar. Para isso está, com certeza, a contribuir a gestão que JJ tem feito do plantel, nem sempre perfeita, mas sem dúvida até ao momento bem conseguida. E achei piada à frase, que também mostra um JJ mais realista: "O Paços (...) obrigou-nos a correr, que era algo que não queríamos". Ir para um jogo e não querer correr é, no mínimo, uma atitude curiosa.

Estou ainda mais contente porque um grupo de jogadores que achava estarem em baixo de forma (e não, como referi, cansados), de onde sobressaíam Salvio e Ola John, e de modo um pouco mais ténue Garay, Melgarejo e Maxi, estão, aparentemente, a regressar à boa forma. E bem sabemos como é importante os extremos, que são os nosso principais desequilibradores, estarem bem.

Se a isto juntarmos um Nico que, quando joga (e isto de não jogar mais vezes é para mim um mistério) mostra classe, um Luisão em grande forma, um Enzo e um Matic que até aproveitam um jogo destes para retemperar forças, não posso deixar de estar optimista para os próximos 3 meses.

Finalmente uma palavra para o bem-sucedido treinador Domingos Paciência. É realmente desequilibrado um campeonato de futebol em que um primeiro classificado tão facilmente manieta o 2º classificado, deixando-o a 17 pontos. Mas isso também está a acontecer nas principais ligas europeias meu caro. E em relação ao Sporting, com quem estás tão preocupado, ou não tivesses continuado a receber ordenado apesar de deixares de ser treinador, deves ter reparado que atingiu uma importante marca este fim-de-semana. Parece que estão a... deixem-me chamar o grande Samuel Massas... TRIIINTA pontos do Benfica.

Mas para mostrar que, como tu, estou solidário com os males dos sportinguistas, deixo aqui um desejo para a próxima jornada: que o Benfica vença e que um Samuel Massas continue a separar os dois clubes, que é como quem diz, que o sporting alcance o 6º classificado no nosso (provavelmente não teu) campeonato.

Retirado de A Coluna d'Águias Gloriosas