segunda-feira, 11 de julho de 2016

Comendador Renato e os “velhotes” que estão para chegar!

            Parece que o miúdo conquistou tudo e todos. Principiou a época como júnior de segundo ano e termina-a como campeão nacional e europeu de seniores, sendo titular indiscutível tanto do Benfica como da Selecção e, ainda, considerado o melhor jogador jovem do Euro 2016.



            Nada mau, para quem foi alvo de uma campanha de difamação e injúrias disseminada por pessoas, cuja falta de carácter e talento que possuem é diametralmente distinta da cobardia que os caracteriza, agora que, a realidade provou e separou, cabalmente, a verdade e a mentira.
            É engraçado ler o que fui escrevendo, ao longo dos anos, sobre o Renato (basta clicar na tag “Renato Sanches”) e sobretudo a reacção que esses textos proporcionavam.


Este último ano, demonstrou que a aposta nos jovens da formação, mesclada com o talento detectado pela prospecção e a experiência de elementos com provas dadas e mística benfiquista é o melhor caminho e, agora, falta um último ponto, a Direcção ser capaz de segurar os nossos principais valores jovens por mais do que uma época e resistir ao primeiro assédio dos tubarões do futebol europeu.


            Entretanto, hoje inicia-se o Europeu de sub-19, a geração do Renato Sanches e, já agora, do Rúben Neves. Em dezoito convocados, oito são oriundos do Caixa Futebol Campus, a melhor formação, actualmente, em Portugal. Todos eles com experiência de futebol sénior, no segundo escalão do futebol profissional, todos eles lançados aos “lobos” com idade júnior. Algo que tem tanto de arriscado, como de benéfico para o futuro dos atletas, do Benfica e do futebol português.
As dificuldades sofridas pela equipa “B”, nesta época, são explicáveis por esse motivo. Os jogadores convocados pelo Benfica, praticamente, não participaram no campeonato nacional de juniores, ao contrário do que os mais incautos possam pensar.



            Os sportinguistas têm de aproveitar para vibrar com os produtos e vitórias dos talentos oriundos da sua formação, quando esta, de facto, era a elite do futebol nacional, mas esse tempo passou e, fica muito mal, tentarem tirar valor aos miúdos e jovens talentos portugueses só porque são oriundos do Sport Lisboa e Benfica.
Curiosamente, esse período de ouro da formação leonina, teve como presidentes e membros da direcção pessoas que são processadas por gestão danosa pela, actual. Não deixa de ser irónico… Mas até, não deixa de ser normal se pensarmos que, em vez de sporting com filtro, temos assistido, cada vez mais, a um sporting com palas!
            Mas vamos ao que interessa, parabéns Comendador Renato, demonstraste o teu grande talento e grande força mental, contra tudo e todos. E miúdos, vamos lá conquistar mais um título para o futebol português.

SL Benfica: Gonçalo Rodrigues, Francisco Ferreira, Rúben Dias, Yuri Ribeiro, Pedro Rodrigues, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Aurélio Buta

FC Porto: Diogo Costa e Diogo Dalot

Sporting CP: Pedro Silva e Pedro Empis

Vitória SC: Alexandre Silva

SC Braga: Bruno Almeida

FC Moreirense: Almeida

Willem II Tilburg: Asumah Abubakar

FC Basel: Pedro Pacheco

FC Internazionale Milano: Pedro Delgado