quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dia extraordinário para a Física e para a Matemática!

Podem pegar nos foguetes e ir para a rua, num puro regozijo. Não é caso para menos quando surgem, no mesmo dia,  duas descobertas que auguram um futuro cheio de, à falta de melhor expressão, "coisas boas", ou não fosse a minha imaginação parca, quando estamos perante tamanhas descobertas.

Comecemos pelo jornalista da Sic, que não faz por menos, e inicia este artigo com um bombástico "Salto estratosférico foi mais rápido do que se pensava", e continua com um extraordinário "Felix Baumgartner, o austríaco que ultrapassou a velocidade da luz".

Os cientistas durante tantos anos a testar coisas como a validade da invariância de Lorentz e da simetria CPT - Carga, Paridade e Tempo - e bastava cair do céu para quebrar estas Leis da Física. Estes físicos não percebem nada da coisa. Felizmente a sapiência do jornalista é infinitamente superior à sua Aritmética, ou não tivesse ele escrito adiante que:

"... a altitude do salto foi revista ligeiramente abaixo, para 38.969,4 metros, em relação à estimativa anterior de 39.045 metros (menos 75 km)."
Todavia, a genialidade portuguesa não se fica pelo jornalismo. Um Professor da Universidade de Engenharia do Porto descobriu que

72 horas = 71 horas e 45 minutos

A partir daqui qualquer igualdade é válida. Um mundo de possibilidades abre-se para a Humanidade. Sim, fico à espera dos mecanismos de movimento perpétuo e da geração de energia a partir do vácuo. E da teleportação, porque futuro sem teleportação não é futuro que se preze.

Sem comentários:

Enviar um comentário