terça-feira, 4 de junho de 2013

És árbitro?

Não tens escrúpulos? Queres ganhar umas massas e arranjar umas gajas? Eras vítima de bullying e agora queres vingar-te? Queres uma cramalheira nova?

Vou mostrar-te como o conseguires. Estes foram os últimos vencedores do título de melhor árbitro português:
2008/09 - Jorge Sousa
2009/10 - Pedro Proença
2010/11 - Pedro Proença
2011/12 - Pedro Proença
2012/13 - Jorge Sousa

E sabes que ser o melhor árbitro português garante-te dinheiro e fruta para o resto da vida.

É fácil ganhares! Em 2011/12 e 2012/13 bastou assinalar foras-de-jogo que deram derrotas do Benfica - contra o Porto e contra o Vit. Guimarães, na final da Taça de Portugal - para serem os melhores árbitros!

Mas a melhor parte é que até podes ser subtil! Se fizeres como o Jorge Sousa em 2008/09, até podes esperar pelo ano seguinte para "apintares". Foi nesse ano que aconteceu a carnificina na Taça da Liga, fruto da qual, aposto, o Bruno Alves ainda está a limpar os pitons (porque à bola ele já não joga), e foi com ele que perdemos 35% dos pontos na Liga nessa época.

Mas como o Proença também tem de pagar favores, ele apitou dois dos jogos daquele início de temporada, após sermos campeões, que nos afastou imediatamente do título (tirou-nos 6 desses 12 pontos). Reparem que, curiosamente, os outros 6 pontos foram obra de Cosme Machado e o fantástico Olegário Benquerença.

Mas não penses que é pêra doce! É que, se contarmos com a época de 2009/10, 2010/11 até termos sido afastados do título contra o Braga pelo Xistra, 2011/12 e 2012/13, por conta de:
Jorge Sousa
Pedro Proença
Olegário Benquerença
Artur Soares Dias
Carlos Xistra

dos 63 pontos que o Benfica perdeu, 50 foram obra destes 5 árbitros, ou seja, 80% dos pontos perdidos! Olha que vais ter concorrência à altura. Mas não percas a esperança, se eles conseguiram, tu também consegues!

Eu sei que há tipos especiais como o Hugo Miguel, com bastante "futuro" na arbitragem, mas, acredita, é mais fácil ganhar dinheiro assim que a mandar 1.000€ para o príncipe nigeriano. Faz como o ex-Super Dragão, aposta na arbitragem!

4 comentários:

  1. Claro que estes FACTOS são difíceis de comentar para quem como nós, "temos" uma cultura de criticar os treinadores em vez de os apoiar. Porque razão criticamos treinadores? Para mim, a 1ª explicação vem da comunicação social.

    Já seguramente repararam que quando o Benfica não ganha, os denominados "analistas" desportivos centram as atenções nas questões técnicas. Mas quando o SCP ou o FCP não ganham, eles vão descortinar sempre qualquer tipo de polémica com a arbitragem. Ou um fora de jogo mal tirado, ou uma falta não assinalada, ou na melhor das hipóteses 1 penalty não assinalado a seu favor, etc.

    Regra geral, é este o "modus operandi", o que não quer dizer que pontualmente não exista uma excepção, mas sempre sem grande detalhe. Isto é: no Benfica ficamos a saber que se ele tirou o defesa esquerdo, devia ter tirado o direito e se tirou um avançado, devia era ter metido mais um... No FCP e no SCP nunca sabemos nada disto...

    Voltando aos árbitros, pois esse Jorge Sousa conseguiu em 4 jogos do Quique, derrotá-lo 3 vezes. Se considerarmos que todos os outros árbitros, e alguns também "artistas" nos demais 26 jogos apenas o conseguiram derrotar 2 vezes, eu acho que alguma coisa estaria mal.

    E estava mesmo mal, pois Jorge Sousa, como bem lembras, alcançou o 1º lugar dessa época. O que para um árbitro funciona como um estimulo: quero subir na classificação? Tenho de fazer o Benfica perder.

    O que diz disto no "faz-que-é-Presidente" do Benfica? Nada. Vai ao jantar dos deputados e ainda se incomoda com as criticas internas, que legitimas ou não, têm de ser escutadas e resolvidas com serenidade e discrição ...

    Por isso é que digo que ele faz que é, mas não é Presidente do Benfica. Quando abrirem os olhos, não sei bem qual será a situação financeira do Benfica ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há dúvida que um punhado de árbitros permitem comandar este campeonato. E o que eu quis dizer resume-se por uma frase tua: "quero subir na classificação? Tenho de fazer o Benfica perder."

      Como já te disse, eu aí não concordo é com o que dizes da situação financeira, pelo menos comparando com os outros... Não quero dizer que é famosa, mas acho incomparavelmente melhor que a dos outros. E o potencial da hipótese BenficaTV é imenso! (principalmente comparado com o actual, que é ridículo)

      Eliminar
  2. Põe-te praí com essas benesses todas que amanhã estão 1000 corruptos a increver-se nos centros de emprego para a profissão de árbitros a ganhar 100 euros/mês para começar!
    Que o lucro virá mais tarde!
    Apaga o post!

    ResponderEliminar