segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Calma!!



        Em primeiro lugar, devo confessar que estive no estádio e assisti, in loco, ao que não percepcionava há seis anos. O Sporting venceu o jogo, jogou melhor e mereceu vencer o Maior Clube português.
        Em segundo lugar, ontem o nosso ex-treinador conseguiu mostrar tudo o que é: um excelente treinador, com uma personalidade e um comportamento público deploráveis. Aliás, estes dois factos não deveriam surpreender nenhum benfiquista. Sob o seu comando vencemos jogos em catadupa, fizemos excelentes exibições e marcávamos golos, praticamente, em todos os jogos. Ao mesmo tempo, que nos habituamos a ouvir declarações estapafúrdias e ao adensar de conflitos desnecessários com adversários, colegas de profissão, agentes da autoridade e até elementos do seu próprio banco (nunca me irei esquecer a atitude com o Shéu, em White Hart Lane, tal como nunca me irei olvidar a qualidade que demonstramos nesse jogo, o melhor que vi ao vivo).
         Estou à vontade para opinar sobre isto, porque apesar dos seus defeitos sempre defendi a sua continuidade. Mesmo depois, de ficarmos a mais de uma dezena de pontos do Porto do Vilas Boas, termos levado 5 no Dragão, perdido uma meia-final europeia com o Braga e perder dois campeonatos para o Porto do Vítor Pereira. Mas eu sou do Sport Lisboa Benfica, não sou sócio ou apoiante dessa nova entidade, o JJ Clube de Portugal! E, portanto, o passado não interessa.
        Neste momento, a realidade é esta: o Porto continua com um orçamento muito superior ao nosso e o Sporting tem um treinador que sabe, melhor que ninguém, o que é necessário para vencer em Portugal e que travou a incompetência do presidente do seu clube (a inabilidade do miúdo foi confirmada pelo novo messias de Alvalade e a sua lista de dispensas: é verdade, onde anda o mini messi? ou o Lampard dos balcãs? Mais um ano de bdc como principal decisor do futebol do Sporting e seria o vosso fim amigos lagartos). Concluindo, existem três candidatos ao título! Thank you, Captains Obvious!
        Relativamente ao Benfica, o Rui Vitória é o elo mais fraco e, portanto, o primeiro a cair caso os resultados e a performance da equipa não melhorem (e muito) em comparação com o que se viu no estádio do Algarve. Mas antes de flagelarem e deceparem (pela ordem que preferirem) o homem, façamos um exercício de memória. Lembram-se da pré-época passada? Lembram-se dos resultados? Das exibições? Do jogo da supertaça? Pois, aquelas goleadas sucessivas que sofremos e uma vitória nos penalties contra o colosso, Rio Ave…
        Eu não vou colocar, pelo menos para já, o ónus dos possíveis insucessos na, suposta, falta de aptidão do Rui Vitória. O treinador não tem qualquer responsabilidade da pré-época ser planeada tendo por base, apenas, critérios financeiros e económicos (tal como já tinha acontecido na época passada…) e também não lhe podem imputar a indisponibilidade de quatro titulares indiscutíveis da época transacta (dois porque foram transferidos e outros dois porque estão lesionados, sendo que, as ausências não foram supridas devidamente e atempadamente). A direcção não pode, nem deve sacudir a água do capote, relativamente ao que ocorreu no estádio do Algarve e tem de compreender isso, até porque para o ano estão agendadas eleições e o escrutínio dos sócios é sempre impiedoso.
        Mas se tudo isto é verdade, perante tanto histerismo e descrença só me apetece dizer: CALMA CARALH*! Não me irritem em Agosto! Parem, estou a meio da silly season… lol
        Foi só um jogo oficial, uma supertaça. Sabem quem também ganhou uma Supertaça? O Paulo Fonseca no Porto. Sinceramente, o mais provável será esta derrota servir para a “estrutura” (essa nova expressão do léxico "futebolês") compreender as limitações do plantel e até ao final do mercado trabalhar afincadamente no reforço efectivo do mesmo. Com, pelo menos, um lateral, um médio centro e um extremo, todos de qualidade inequívoca e experiência, sem que exista qualquer saída adicional ou seja, sem que saía o Gaitán. E, nesse momento, no final desta época, até poderemos vir a olhar para esta derrota como uma benção disfarçada… Sim, porque caso o inicio da época passada não tivesse sido tão desastroso: não teríamos tido nem Jonas, nem Júlio César, nem Samaris e nem Enzo (até Janeiro)…

Calma, olhem para o escudo que temos na camisola, nós somos os Bicampeões! Rumo ao 35.º!

Domingo estou na Luz!


6 comentários:

  1. Calma! Foi só o primei... o segun... o tercei... o quar... o quin... o sexto jogo!
    Calma! Nos últimos 5 jogos marcámos 1 golo!

    Já podemos dizer as duas palavrinhas proibidas?






    "Erro histórico". Parabéns à estrutura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diga-me uma coisa, chegou a ler o texto ou é só mesmo dificuldade de compreensão? Cumprimentos

      Eliminar
  2. Muito bem. É isso mesmo. E que sejam reforços para entrarem mesmo. Não para irem entrando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os anos estamos a perder qualidade no plantel. Basta analisarmos, quantos jogadores se mantém da equipa que disputou a meia-final e final em Turim. Temos de investir em qualidade, não há outra hipótese!

      Eliminar
  3. Para mim Djuricic podia ser esse homem do meio campo que tanta falta nos fez no domingo.Eu nao sei o que e que o Talisca faz nos treinos, mas em campo ele e um zero,ate mete nojo.Ola John menos mal que o normal mas nao e com ele na ala que vamos la e o Nico ou esta em baixo de forma e cansado ou entao ja tem a cabeca noutro lado.Ainda e cedo para falar porque e verdade que o ano passado com o "cerebro" ainda jogavamos menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que teria sido uma boa aposta. Aliás, o desaparecimento do Djuricic, depois dos bons 45 minutos que fez no único jogo da pré-época em que participou, augura que será vendido ou cedido.

      Eliminar