sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Renato Sanches?? Era demasiado fácil perceber...


      Era demasiado fácil perceber onde iria chegar o maior talento da formação do Benfica. Os elogios são mais que merecidos e a ascensão à equipa principal, acontece no primeiro ano de júnior... Felizmente, agora, começa a ser o unânime reconhecer o que era uma evidência irrefragável!

http://hojenaoquejogaobenfica.blogspot.pt/2014/09/martin-degaard-que-talento.html

      Sinceramente, confio que, esta época, demos um passo atrás, para darmos dois em frente, a médio prazo. Vêm ai muita qualidade e quantidade. Qualidade e quantidade como nunca existiu no futebol português e com mística Benfiquista. Mas, claro,se me perguntarem, tinha preferido não ter dado nenhum passo atrás e, apenas, necessitar de dar um a diante... 

UEFA Youth League

Grupo C

ClubesJVEDGMGSDGPts
SL Benfica SL Benfica55002822615
Club Atlético de Madrid Club Atlético de Madrid54012442012
Galatasaray AŞ Galatasaray AŞ5104520-153
FC Astana FC Astana5005132-310


 











6 comentários:

  1. Portanto RV é o homem que vai ajudar os miúdos a tornarem-se homens, é isso? Porque fazer a passagem não é só jogar... Houve muitos no passado que vieram da formação e jogaram e, pelos mais variados motivos desapareceram.

    A pergunta que faço é, qual foi o passo atrás e o que se consideram os dois passos à frente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O passo atrás é a passagem de um treinador que esteve 6 anos no clube para um novo que tem de começar de novo. Pode levar 3, 6, 9, 12 meses. Mas vai ter sucesso.

      Eliminar
    2. Muito bem: passo atrás correr com um treinador que conhecia todos os cantos à casa e estava integrado na mística do clube.

      Quais são esses dois passos à frente? 12 meses? É esse o limite para se avaliar o valor? Porque não 24 ou 36? E no final desses 12 meses, como se vai medir o sucesso do projecto? Ou, não sendo possível medir (é difícil medir objectivamente qualidade de jogo), quais os critérios para se considerar este ano como sendo um sucesso e, vá lá, meio passo à frente?

      Eliminar
  2. Anónimo 1 - Sinceramente, quando leio comentários nesse tom, a primeira coisa que me apetece fazer é não responder. Porque para as tuas perguntas, tu já tens opinião e posição firmada. No entanto, humildemente, irei responder. De facto, para bom entendedor meia palavra basta e o tom petulante das perguntas atestam que compreendeste o quis dizer, mas enfim, vou dar-te hipótese de retorquires com a tua sabedoria futebolística, manifestamente superior à minha.

    1) RV é o homem que vai ajudar os miúdos a tornarem-se homens?
    Esta pergunta, objectivamente, é fácil de responder. É! Ele é o treinador do Benfica, essa é a realidade. E, a verdade é que, neste ponto tem estado bem. Dois jovens jogadores do Benfica já são internacionais portugueses e esse ponto é de realçar. Mas pode ser o RV ou, no futuro, outro. Será uma questão de competência e, sobretudo, de resultados. Na minha opinião, o Benfica é sempre superior a qualquer pessoa ou individualidade. Seja presidente, treinador ou jogador. As pessoas passam, a instituição fica.

    2)... Houve muitos no passado que vieram da formação e jogaram e, pelo mais variados motivos desapareceram?
    Anónimo 1, devias informar-te sobre o actual estado da nossa formação e sobre os talentos que a constituem. Nos últimos 20 anos, com excepção do Hugo Leal e do Manuel Fernandes, não existiram jogadores oriundos da nossa formação com metade da qualidade dos nossos actuais jogadores. André Gomes, Cancelo e Bernardo Silva já são titulares absolutos de clubes relevantes no panorama internacional. E o Renato, o José Gomes, o João Carvalho, o João Filipe e o Diogo Gonçalves são jogadores que vão ter carreiras de topo. Só as lesões os podem travar...

    3) O que é um passo atrás?
    O Anónimo 2 respondeu-o na perfeição. Demos um passo atrás, porque mexemos numa peça importante da estrutura que nos permitiu o bicampeonato. E, essa peça, na posição que desempenha é um dos melhores em Portugal. Essa é a verdade e não custa admitir. Resta saber, e não tenho conhecimento directo, se era absolutamente necessário afastar essa peça para o nosso Clube melhorar a médio prazo, ou seja, se essa peça poderia adaptar-se às novas condições e paradigma do nosso clube.

    4) O que são os dois passos à frente?
    O Clube ter resultados internos ao nível do que fez nos últimos dois anos e melhores ao nível da principal prova europeia de clubes. Sustentados, em grande parte, por jogadores da nossa formação, que têm condições para serem os melhores do mundo. Jogadores que são "mais baratos" e que sentem o Benfica, como nós, sócios e adeptos.

    ResponderEliminar
  3. Para quem não queria responder, meio metro de comentário não está nada mal.
    Enfim.
    Já repararam que o benfica é a única equipa 100% vitoriosa na youth league?
    Mas isso não interessa nada, dirão....

    ResponderEliminar