segunda-feira, 23 de maio de 2016

Aos que criticam o Ricardo Araújo Pereira por dar a sua opinião

Em primeiro lugar, o Benfica é uma democracia. Foi mesmo antes de Portugal, e onde, ao contrário dos vizinho da segunda circular, há liberdade de expressão.

Em segundo lugar, Sporting.

Em terceiro lugar, faz todo o sentido colocar em causa a não renovação com Jesus. As coisas correram bem, mas imaginem que teríamos mantido o Jesus. Com o Porto a uma distância tão grande, e sem o candidato Sporting (que só é mesmo candidato por ter lá um Jesus), podíamos bem nem precisar de tantos pontos.

Depois temos o paralelismo com a autoestrada que é brilhante.

Nenhum benfiquista quer o mal do Benfica para provar qualquer ponto. Eu fui crítico do Rui Vitória, mas estou felicíssimo que ele me tenha calado. Mas há uma coisa que todos temos de perceber: a melhor decisão nem sempre é a que corre melhor, mas é a decisão que tem mais probabilidades de correr melhor. Eu posso precisar de estar no Porto o mais rápido possível e decidir fazer Lisboa-Porto pela A1, ou posso ir pela nacional e passar, só porque sim, em Viseu. Qual das opções é a melhor? Ir pela A1. Mas também pode acontecer eu ter um acidente na A1 e o outro caminho ser melhor. Mas qual é a probabilidade de ter um acidente? Pois...

Fiquem mas é com o vídeo do RAP.

Carrega RAP e carrega Tricampeão!


14 comentários:

  1. Já que me foi concedida à liberdade de expressão aqui vai o que penso.
    Toda a gente incluindo a maioria de Benfiquistas e também o RAP é de opinião que o JJ saiu do Benfica porque o LFV assim quiz. Teria sido mesmo assim? Haverá alguma verassidade no rumor que o JJ já se tinha comprometido com o BdeC em Dezembro? Conhecendo o seu ego desmedido não será possível ele JJ ter alvejado ser tri-campeão em dois clubes diferentes? E incluindo o seu querido Sporting pelo meio? E como ele disse satisfazer a vontade de seu pai que goza de pouca saúde? Será que é por este motivo (negociações em Dezembro) o Benfica lhe instalou o processo?
    Todo o mundo fala, fala, mas sem factos - viva a liberdade de expressão!
    Analisemos agora o JJ como treinador no seu todo.
    Concordo que em metodolia de treino ele é dos melhores, mas para além deste aspecto que mais tem para oferecer que o leva aos píncaros de treinador dos treinador?
    Aspecto de comunicação - zero; ele nem português sabe falar!
    Aspecto da motivação - é aos gritos e insultos que vai tirar o melhor de craques?
    Aspecto de imagem - haverá muitos Benfiquistas que ao longo dos 6 anos nunca se sentiu envergonhado pela sua conduta?
    Aspecto resultarista - é ou não verdade que em quase todos os jogos cruciais baqueou? Se ganhou 10 em 30 títulos possíveis como vai satisfazer a ambição do RAP de ganhar mais títulos do que os nossos rivais juntos?
    Aspecto economómico - Será mesmo verdade ele ter dado lucro ao Benfica? Abusando uma vez mais da minha liberdade de exprssão diria que ele é um dos responsáveis pelo aumento do deficite. As carradas de jogadores que pediu/exigiu muitos deles barretes custaram muito dinheiro, mas mais grave que tudo o seu desdém pela formação é inqualificável.
    Este comentário já vai longo, mas muito mais teria para dizer que é precisamente o oposto que RAP pensa sobre JJ. Pode ser o maior treinador do mundo para ele - para mim não é - digo mais ainda o Rui Vitória é muito superior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que poderia ir para o Porto, não digo que não. Mas até conheço uma pessoa que lida com o Jesus, e que ouviu da boca dele antes da hipótese scp se tornar seria: "ir para o sporting?! Isso o sporting era um clube grande era noutros tempos..." Por isso essa de ele ter isto preparado há muito não acredito. Lfv quis despacha-lo e como soube que não ia para o Porto ficou descansado.

      O JJ tem muitos defeitos, e tu enumeras alguns. Mas isso não apaga a ideia: não faz sentido tentares passar a auto estrada a pé! Tacticamente é muito forte, e ele revolucionou o futebol do Benfica quando veio, tal como já revolucionou o do sporting. Achas mesmo que o scp teria lutado como lutou com outro treinador?

      E Se vires as contas, percebes que não foi no tempo de Jesus que o passivo disparou. Ele meteu muitos barretes ao Benfica, era teimoso, e não queria saber das camadas jovens. Graças a ele perdemos o Bernardo Silva! Mas, claro, também o perdemos porque o vieira vendeu. Mas isso não apaga o que fez, e como a decisão não fez sentido

      Eliminar
    2. Fenomeno
      Tivessem dado a Marco Silva e a Jardim as opções que deram a Jesus e estes teriam feito o mesmo ou melhorque fez o Jesus esta época, repara que Jardim só tinha equipa B mais uns quantos cepos que lhe chegaram à mão e um Slimani acabadinho de chegar....teve que recorrer à B para reconstruir o plantel...ainda assim foi 2º e não ficou muito longe do fantástico Benfica de .....JJ que na altura tinha um plantel bem mais caro.
      Marco Silva pediu jogadores de qualidade para o plantel principal, e trouxeram lhe mais uma carrada de coxos, ele que já tinha despachado coxos da época anterior teve que voltar a recorrer à equipa B e a mais algumas contratações para completar a equipa, ainda assim fica em terceiro e saca a Taça de Portugal, e não perdeu nenhum jogo no campeonato para o Supra sumo JJ, aliás esteve a 2 minutos de lhe sacar uma derrota em Alvalade, o tal que treinava o clube que se iria tornar Bicampeão, esse ganhou o campeonato e na Europa parecia matraquilhos....
      unto de 11 individualidades..
      Ou seja, Jesus a nivel técnico é um treinador TOP, talvez dos melhores do mundo a ler os mecanismos que mexem com o jogo em si, mas em campo é muito pouco flexivel, por vezes mexe mal na equipa e tem problemas no que diz respeito à comunicação, tal como é um treinador que se agarra muito à questão evolutiva do jogador, se o jogador evolui fisicamente tem chances de jogar na 1ª equipa, se for um jogador que a nivel fisico evolua pouco mas que evolua bem a nivel técnico e tático acaba esquecido na equipa B, vide Mané, Gauld, Esgaio, Wallyson, etc....
      No entanto Gelson que a nivel fisico, alargou uns bons centimetros, foi ganhando minutos atrás de minutos...

      Tudo isto leva-nos para a pouca flexibilidade dos sistemas de JJ, ele tem aquele plano A para a equipa, trabalha esse plano A até à exaustão, todos os pros e contras desse plano A são escrutinados por ele e pela equipa técnica até à exaustão, e são criados pequenas alterações no plano A para que, em jogo, os contras sejam disfarçados quer pela troca de jogadores quer pela alteração de movimentação de um jogador, no entanto o plano esse é o mesmo, mas esse plano A quando se depara com um equipa que consegue não só bloquear o tal plano A como consegue antecipar todas as mudanças feitas na equipa, JJ não tem um plano B que o consiga fazer alterar o rumo do jogo.

      Eliminar
    3. Já o Vitória tem o seu plano A de 4-2-3-1 com extremos em movimentação interior e o 2º avançado no papel de nº10 que por vezes altera para um 4-1-3-2 onde os extremos passam a ser mais verticais e deixa de haver um nº10 ou para um 4-4-2 clássico, e ainda tens nos jogos de tudo ou nada um 3-3-3-1 onde fazes a equipa cair em cima do adversário em constante pressing deixando na grande maioria das vezes Jonas Mitroglou e Jimenez em campo ao mesmo tempo, sendo que Jimenez cai sobre a esquerda Jonas fica no meio atrás de Mitro e no lado direito acaba por ser sempre ou de Gaitan ou de outro jogador mais criativo em campo (Carcela era uma das opções)...
      Vitória não sendo um Ás de trunfo como treinador no que diz respeito ao trabalho técnico, é na capacidade tática na leitura de jogo e na capacidade de comunicação que tem com os jogadores que leva vantagem, sendo que, um pouco à imagem de Mourinho, consegue fazer os jogadores "matarem" ou "morrerem" por ele e isso diz muito acerca do caracter do "Lider" da equipa, ao inves de em epocas passadas os jogadores quando estavam rebentados deixavam de defender e deixavam praticamente de correr, esta época tiveste jogadores a quem tapavas a boca e eles explodiam e no entanto ainda assim tentavam correr em prol da equipa mesmo que para isso tivessem que colocar se em posições pouca habituais, Pizzi por exemplo andava a jogar no limite, como maior parte das vezes já não conseguia correr, dava constantemente espaço no seu corredor para que Jonas, Almeida ou até mesmo Sanches conseguissem fazer a diferença que ele não estava a conseguir fazer....


      Vitória é um treinador em crescimento, eu não o queria no Benfica, mas tenho de admitir hoje, o quanto as coisas evoluiram e o quanto Vitória trabalhou para ter uma equipa credivel e competitiva fazem dele hoje um treinador com mais margem de progressão do que teve JJ em toda a sua carreira, principalmente por ser um técnico que dá muito valor ao aspeto individual, porque lá está uma equipa acaba por ser sempre um conjunto de 11 individualidades a funcionar num todo.

      Eliminar
    4. Pedro, eu também fiquei alegremente surpreendido com o Rui Vitória. Tem algumas das vantagens que mencionaste. Agora, que foi um tiro no cinzento, não digas que não! Em primeiro lugar não tinha qualquer experiência num estilo de jogo apoiado e com iniciativa (jogava sempre em contra-ataque).

      E se te lembras bem, no início ele nem queria por o Jonas, porque estava habituado ao 4-3-3 - e repara que é o melhor jogador do campeonato. Além disso, lembras do episódio Clésio? Tens a noção o quão ridículo isso foi?

      Por isso continuo a dizer, como o RAP, que foi atravessar a autoestrada a pé. Que foi melhor do que eu esperava e do que tu esperavas? Não há dúvida! Agora, foi um risco muito grande, e ainda teve como bónus trazer um clube falido à luta pelo título.

      Eliminar
    5. "Achas mesmo que o scp teria lutado como lutou com outro treinador?" O scp lutou até ao fim porque foi ajudado pelas arbitragens. Tivesse havido justiça e em abril já éramos campeões. O JJ fez uma época miserável no sporting tendo em conta as circunstâncias: jogadores pedidos por si, desistência de todas as competições para se concentrar no campeonato, jogadores como slimani e adrien nunca castigados pelo jogo violento, etc..

      Eliminar
    6. Tens muita razão no muito que dizes: ao contrário da imagem inversa que quiseram passar foram beneficiados, o JJ não corrigiu o defeito de ir buscar aqueles seus jogadores que só servem para a comissão, tipo barcos e bruno paulista, desistiu de todas as competições para se focar no campeonato do cotovelo, etc

      Mas não ver que o scp tem uma equipa em termos individuais inferior ao Benfica, e que muitos dos jogadores parece melhores só porque estão com o jj (tipo adrien, slimani, coates), e que sem o jj fariam menos pontos, também não!

      Eliminar
    7. Fenomeno
      Não menosprezes o Vitória, eu lembro-me bem do quão falso era jogar com o Fátima (por exemplo) no terreno deles.
      O RV sempre explorou a posse de bola em todas as equipas por onde passou, mas lá está uma coisa é explorares a Posse num Guimarães e outra é ser no Benfica, se reparares o Guimarães não era uma equipa de puro contra ataque, mas tb nunca foi um equipa de encostar linhas à baliza.
      Mas sim o Vitória estava mais habituado a jogar em 4-3-3, mas tb nunca foi um 4-3-3 puro, aliás lembra-te que ele já utilizava extremos, só que a diferença era de que no Guimarães os extremos iam de dentro para fora...

      O caso do Jonas, não era não o querer meter, tipo pensa lá um pouco, para utilizar o Jonas no Benfica tens sempre de tirar alguem, ou seja, o Jonas não é um puro avançado mas joga muito avançado, não é um nº10 porque apesar de construir muito não é um jogador que passe muito tempo nessa função, por isso é que com Jonas, Talisca nunca pode ser o médio de Ligação nem o Avançado...

      O caso Clésio, ninguem percebeu bem, e acho que só o Vitória sabe porque o fez, mas acho que foi tipo um prémio de mérito ao puto para não sair do Benfica sem ser utilizado na equipa A

      Mas atenção Vitória foi sim um "1/2" tiro no escuro, eu reconheço lhe capacidades mas duvidava da sua capacidade de pegar no trabalho de JJ e torná-lo seu porque não "bebem do mesmo copo", e ainda por cima pegou na equipa com uma pré época pela frente que não era preparada por si, isso foi o que rebentou o arranque da equipa...

      O RAP exagera um pouco, nem tudo foi assim tão mau como ele fala, mas trazer a luta um clube falido à luta pelo titulo, desculpa mas para mim isto é o que se chama as melhoras da morte, o Sporting até pode ser campeão na próxima época, mas cheira-me que vai haver catástrofe em 2017-2018 tenho um dedo que adivinha LOL...

      Eliminar
    8. Em relação ao último ponto, era bom, mas porque falas em catástrofe em 2017-2018? É ridículo porque o que fizeram com o sporting é concorrência desleal com todos os outros, ter um banco público (bes) e os outros apoiados pelo estado a financiar a dívida deles a custo zero...

      Em relação ao Clésio, para mim o vitória estava perdido. Basicamente foi isso. Quantos jogadores já saíram sem nunca calçar? Mas nem é essa a questão, porque naquela altura o objectivo era endireitar, não rodar um jogador para que se estreasse. Ah, e já agora, o jogo foi em outubro e ele saiu no final de janeiro ;)

      De resto, Fátima e Benfica é um futebol diferente, é quase uma modalidade diferente (salvo seja). O futebol europeu de alta competição tem evoluído muito mesmo, por isso acho que não é comparável. E sim, a pré época foi qualquer coisa surreal.

      Eliminar
  2. Penso que estamos todos no mesmo barco,a maior parte queria a continuacao do JJ mas o Rui Vitoria acabou por ser uma agradavel surpresa.Por mim o RAP pode dar a sua opniao a vontade,nao e mais valida ou menos valida que a minha e a de tantos outros milhoes,mas no fim a que conta e a de Vieira.

    ResponderEliminar
  3. Só um aparte a A1 não passa em Viseu! Aliás fica bem distante! Talvez quisesse dizer Leiria, Coimbra ou Aveiro por exemplo...fica melhor naquilo que pretendes transmitir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objectivo era mesmo reforçar a ideia. Ninguém vai para o Porto pela nacional, passando por Viseu. Nem ninguém espera ser mais rápido chegar ao Porto passando por lá, em comparação com a A1. Mas pode acontecer. Agora não é lógico não escolheres a A1.

      Eliminar
    2. Andar durante 6 anos a percorrer a A1 com um conjunto de máquinas do melhor que se viu em Portugal e logo no segundo ano ter tido uma série de estampanços que me trouxeram à memória um "piloto" muito querido dos benfiquistas que conseguiu levar a máquina a ficar num "magnifico" 6.lugar com derrotas em casa perante o P.Ferreira e Alverca, não abona muito os condutores...mas no caso concreto do J.Jesus, que me recorde o RAP não recorreu ao governo sombra e elucidar o pagode que o nosso treinador tinha sido uma besta !
      Cá para mim, as opiniões são como os pregos, quanto mais se martelam mais se enterram ...

      Eliminar
  4. Mais uma confusão entre a beira da estrada e a estrada da Beira.
    Ninguém criticou o Ricardo de dar a sua opinião e que a continue a dar, pois é um benfiquista sem sombra de dúvida.
    Critica-se é a opinião dele sobre este assunto.
    Eu concordo com a opinião dele, não tenho dúvidas que tem razão, mas aceito quem pensa diferente. Aceito, não concordo ... ele tem razão.
    Isto é o Glorioso SLB.
    Democracia apenas.

    ResponderEliminar