domingo, 28 de outubro de 2012

A primeira vez de Jesus foi na Madeira…



O Sport Lisboa e Benfica conquistou o seu centésimo - décimo quinto triunfo oficial, desde que Jorge Jesus assumiu o comando técnico do clube.
            Para os mais desatentos, é preciso recuar até à década de 50, para encontrar um técnico que estivesse mais tempo na condução da equipa: o mítico Otto Glória, que esteve no cargo durante cinco épocas consecutivas. Destacado, está o Húngaro Janos Biri, que contabilizou oito épocas consecutivas como treinador do Benfica, e que é o único que supera os “senhores”, supra citados.
            Jorge Jesus é, claramente, o melhor treinador do Benfica dos últimos vinte anos, no entanto, é alvo de críticas por muitos sócios e adeptos, na minha opinião injustas e meramente destrutivas.


O meu avô, ex-jogador da académica na 1.ª divisão, disse-me algo que, para mim, é um dogma, “ninguém, com responsabilidades no desporto profissional, pode garantir conquistas e vitórias, porque existem muitos imponderáveis, pontos que não podem ser controlados e no final só uma equipa pode vencer.” Para quem nunca fez desporto de competição pode parecer estranho ou impossível que se possa efectuar um trabalho globalmente positivo, trabalhar bem a equipa e no final nada ganhar, mas, efectivamente, é possível!
Para mais, no caso específico do Benfica que tem no Porto, um rival interno que é muito forte nos jogos de bastidores e que, diga-se de passagem, tem tido nos últimos anos um orçamento para o futebol superior ao Benfica. Não devemos, quando analisamos os resultados do nosso clube, ser “autistas” e esquecer este ponto!
Factos objectivos: em todas as épocas conquistamos títulos e lutamos até aos últimos meses da época pela maioria das competições em que estivemos inseridos, incluindo as europeias.
            Não obstante os defeitos de Jesus, seria óptimo sinal se ele iniciasse a próxima época como treinador do Benfica. Apesar da simpatia pessoal, não me iludo, se o Benfica não for campeão Jesus sairá; a maioria dos adeptos já não têm paciência para outro final de época sem a conquista do campeonato nacional. Todavia, para mim, independentemente dos resultados que atingir, JJ merece continuar como treinador principal do Benfica.
            Tudo isto para trazer à colação, a primeira vez que uma equipa orientada por JJ venceu um jogo na primeira divisão nacional, estávamos no longínquo ano de 1995, e o Felgueiras venceu o Marítimo, no estádio dos Barreiros, por 2 – 1.


            O estilo e a eloquência J, estão lá, e deve ter sido o Earl, ex-praticante de basquetebol, que lhe ensinou a célebre táctica dos bloqueios, que tanto irrita o “mister” Vítor Pereira…

P.S: A título de curiosidade, e para não me acusarem de ser um defensor irracional do Jorge Jesus, vou postar aqui mais dois vídeos, que ilustram a época do F.C Felgueiras, no principal escalão do futebol português. A equipa começou a “todo o gás” e à 14.ª jornada estava nos lugares europeus. Segundo as crónicas, jogava um futebol espectacular, que tinha como “artistas” máximos Lewis e Sérgio Conceição – fica aqui, a título de exemplo, a vitória ao mítico Farense “europeu”.


Contudo, a equipa fez uma segunda volta para esquecer, segundo os semanários desportivos, os jogadores pareciam estar muito desgastados… E o último vídeo é demonstrativo de como terminou, em Felgueiras, a aventura no primeiro escalão do futebol português: com vernáculo escorreito, lançamento de “escarretas” e de paralelepípedos…ahahah


P.S II : Todavia, o Grande Jorge Jesus manteve-se no comando técnico do Felgueiras até 1998, equipa que levou da 2.ª Divisão B à 1.ª Divisão em dois anos, granjeando de uma invencibilidade caseira que durou cerca de dois anos.
Um grande amigo de Felgueiras recorda com saudade, estes que foram os melhores anos do clube “da sua terra”, segundo as suas palavras “repletos de vitórias e com um futebol espectacular.”


3 comentários:

  1. E nesse ano de 1º divisão o FCFelgueiras recebeu o fruta e fez a vida negra aos porcos, no final quem estava à saída do estádio viu o reinaldo a encostar-se à janela do autocarro e a dizer, vós ides pra 2ª outra vez!
    Nessa altura o Felgueiras estava num lugar europeu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconhecia esse episódio, mas não estranho, aconteceu mais ou menos, a mesma coisa ao Portimonense...

      O resultado desse jogo foi 1 - 1.
      http://www.youtube.com/watch?v=Pn0BSGdQgYk

      Eliminar