quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Declaração de voto

Disclaimer: Se me perguntam em quem vou votar, a resposta é simples. Em ninguém, eu não sou sócio.


Mas vou explicar em quem votaria. Vieira, Rangel ou Branco?

Nunca gostei do Vieira. E não é de agora. Não gostava quando ele esteve com Vilarinho, e menos gostei quando subiu a Presidente. Juntando a isso o facto de não ter então rendimentos próprios, e lá arranjei a "desculpa" para não me tornar sócio. Pelo Rangel tenho alguma simpatia pessoal, gosto de o ouvir, e considero-o uma pessoa de valores. Contudo, sendo Juiz, diria que lhe pode faltar alguma aptidão para os problemas do mundo real. Espero estar enganado.

Analisemos a situação financeira atual. Tendo em consideração que o passivo financeiro consolidado da SAD era, no final do ano passado, cerca de 255 milhões de euros, não considero um valor alarmante, mas sim preocupante. Alarmante é o facto do último empréstimo que a SAD obteve ter sido junto da Investec, de 20.000.000€, ter uma taxa de juro de 10,35%. Qualquer pessoa que veja este número compreende imediatamente por que razão o Javi Garcia e o Witsel foram vendidos.

Aqui devo um elogio ao Vieira: gostei, sinceramente, quando ouvi os jornais referirem que o Witsel só foi vendido depois da saída de Hulk. Para mim isso é defender o Benfica! Os mais puristas podem criticar-me, mas a luta é com o FC Porto, pelo que em algumas decisões devemos ter o rival em consideração (relembrando que um encaixe - venda de Javi Garcia - já estava garantido).

Este é um dos pontos que mais me preocupa em Rangel. Que pouco percebe de gestão já se percebeu - se o Vieira não consegue acertar nos números do passivo, o Rangel ainda mete mais os pés pelas mãos! Ouvi a entrevista de Fernando Tavares, o seu vice, à BolaTV e mostrou ter conhecimento da situação. Contudo, e é isto que mais apreensivo me deixa nesta lista, não explicam como descer o passivo, que é um dos objectivos que têm, ou os seu parceiros financeiros / alternativas de financiamento.

É que isto de brincar aos clubes de futebol /empresas, convém ter estas coisas acauteladas, senão levamos um murro nos tomates daqueles que deixam a nossa virilidade ao nível de um Cláudio Ramos. Resumindo, apesar de alguma vantagem do LFV neste campo, este último empréstimo a 10,35% não deixa boas perspectivas (e isto sem contar com o nosso desconhecimento da restante parte do Grupo Benfica, que não está consolidado).

A nível desportivo temos novamente uma ligeira vantagem para o Vieira. Já conhece, e já sabe mexer-se. Posso não concordar com o JJ, mas tenho de respeitar porque não é uma presunção do Vieira de que percebe mais que os outros, é simplesmente uma aposta dele, certamente melhor que os Camachos, Sr. Koeman, Souness e afins. Há uma ressalva: não consigo compreender o apoio ao Nando das Facturas e os camiões de jogadores, por exemplo. Contudo, neste aspecto, acho que o Programa do Rangel apenas refere um conjunto de lugares-comuns. E, claro, faltam-lhe os 10 anos de estaleca que o LFV já tem.

Finalmente, peguemos num último aspecto relevante: o carácter. Nisso, meus amigos, 15-0!! Não suporto o Vieira. Desde a não existência de debates, negócios que fez à custa do Benfica, à choradeira de há alguns anos nas televisões... bardamerda para o gajo! Mas há uma coisa em que o Rangel me deixa inquieto. Tenho medo que tenha um respeito pelos também juízes, mas das partidas, que eles não merecem. Se for para criticar, não quero que ele se cale. Nem com os árbitros, nem com toda a sujidade do nosso futebol. E tem de ser forte, que já sabemos, "os interesses instalados" são complicados de combater nesta sociedade.

Pesando os vários aspectos, o meu voto iria para o Rangel.

Porque gosto dos seus valores e porque teria um Vice-Presidente de qualidade. Mas com uma ressalva. Na eventualidade das votações estarem equilibradas, provavelmente votaria em branco, por, praticamente, não ter visto ideias concretas da Lista B. Confusos? Isto é como votar no BE ou no PCP. Até podemos votar neles. Mas isso é até ao momento em que eles podem subir ao poder. Aí, cautela!

Carrega Benfica!!


PS. Como os meus posts têm sempre uma imagem, e apesar de um elemento feminino ser sempre melhor, esta também se adequa.




E prometo que me vou tornar sócio do Glorioso depois das eleições, ouviste Isaías? :D

Sem comentários:

Enviar um comentário