sábado, 10 de novembro de 2012

Análise à prestação das equipas nacionais na jornada europeia (através dos “olhos” de um Benfiquista)


Terça-Feira

- não existiu qualquer encontro ou incidência relevante, no que diz respeito a equipas de âmbito nacional.


Quarta – Feira


- Ponto alto da jornada – O Glorioso defronta, na “Catedral”, o Spartak de Moscovo e vence confortavelmente por 2 -0. Foi uma grande exibição do Benfica, que podia ter goleado. Eu confesso, que tenho sempre tendência para afirmar isto, mas, pelo menos, desta vez, é objectivamente verdade. Senão vejamos: um golo mal anulado, um penalty falhado, dois penaltys não assinalados pelo árbitro e, pelo menos, três oportunidades claríssimas desperdiçadas pelo Sálvio e o Cardozo… Não digo que fosse quinze a zero, mas se houvesse, alguma, justiça no futebol, os Russos voltavam para Moscovo com sete batatinhas “espetadas no bucho”…

- Também, o Sporting Clube de Braga entrou em campo, na semana em que dirigentes e jogadores bradaram nos órgãos de comunicação social “que são o terceiro grande do futebol português”, a coisa não correu bem e foram derrotados, em casa, por 1 – 3 pelo Manchester United. Nota de realce, parece que sempre que um colosso do futebol europeu joga na “pedreira”, a iluminação do estádio não se comporta à altura. É a segunda vez que acontece…


Quinta – Feira

As três equipas que evoluem na Liga Europa disputaram os encontros referentes à 4.ª Jornada da fase de grupos. Para não me acusarem de ser tendencioso, optei por utilizar um dado objectivo, com o intuito de definir a ordem de análise da prestação dos, ilustres, representantes do futebol português nesta jornada europeia, assim sendo, tive em consideração a classificação no campeonato português!

- A Académica, que ocupa o décimo posto da classificação nacional, escreveu uma das mais belas páginas da sua história. Alcançou, merecidamente, uma vitória por 2 – 0 frente ao Atlético de Madrid (até ao momento o 2.º classificado da Liga Espanhola, vencedor, em título, da Liga Europa e Supertaça Europeia.) O autor dos golos foi, o jovem avançado, Wilson Eduardo que se encontra cedido pelo Sporting Clube de Portugal, facto que não deixa de ser normal, atendendo ao excesso de opções que o clube tem para a sua linha ofensiva…

- O Marítimo (11.º classificado) foi derrotado, em França, pela equipa do Bordéus. A equipa portuguesa deu uma boa réplica, mas acabou vergada por um conjunto com outros argumentos técnicos e maior experiência internacional. O golo dos girondinos foi apontado pela “eterna” esperança do futebol francês, David Bellion.

- Por último, analiso a prestação do clube que ocupa o, digníssimo, décimo terceiro posto do campeonato português, o Sporting Clube de Portugal. Que continuou a sua época de pesadelo, nada condizente com a história e pergaminhos do clube, empatando em casa com o Genk, por 1 – 1. Este resultado praticamente sentenciou a eliminação deste histórico do futebol português, apesar de terem sido notórias, algumas, melhorias da equipa em comparação com os últimos jogos! Nota para o festejo do Van Wolfswinkel, após o golo, que tem tudo para fazer furor…


E foi isto, até daqui a quinze dias…

1 comentário: