quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Benfica 2 - 0 Spartak Moskovo: Triunfo agridoce...

Noite de frio, muito frio na Luz. Casa a meio gás. Um Benfica sem Luisão, sem Aimar, sem Carlos Martins, sem Matic. Um 11 titular com muito pouco andamento para a Champions. Enfim, todas as condições reunidas para um jogo atabalhoado e trapalhão no relvado e nervos e sofrimento nas bancadas!

Primeira parte: fraco, muito fraco. Uma oportunidade para cada lado e 45 minutos que passaram sem quase se dar por isso.

Segunda parte: Um Benfica completamente diferente, PARA MELHOR! Saiu a unidade em menor rendimento nos últimos meses face ao seu potencial (Rodrigo) para dar lugar a Cardozo, aquele trengo que não presta e que a malta está sempre a assobiar... Talvez "picado" por ter ficado 45 minutos a marinar no banco, faz um jogão, marca dois golos, sprinta 30 metros para ir cortar uma bola à defesa, ganha um penalty e expulsão e fica perto, por duas vezes, de um merecido hattrick!!


Tempo ainda para dar mais uns minutos ao menino André Gomes. Como é bom ver dois portugueses em campo. Quem sabe se, daqui a uns meses, não teremos um meio campo com Almeida-Gomes-Rosa?...

Tempo ainda para Bruno César entrar. Mau demais. Só o vi a correr quando foi a fugir para o balneário assim que acabou o jogo... Ou muito me engano ou o "Picanhas" vai recambiado para o Brasil em Janeiro!

Destaques individuais:

GARAY - QUE SENHOR! Deve ter cortado umas 37 bolas em cada parte. Classe e tranquilidade. Um jogador com uma qualidade de passe acima da média, sai a jogar como ninguém, com a bola controlada e é invariavelmente nele que começam as jogadas com maior perigo do SLB e que acabam as jogadas dos adversários! Melhor que David Luiz? Perdoem-me a ousadia mas... SIM!



ARTUR - Que falta fazia uma exibição destas do nosso "Rei"!! Com um punhado de intervenções decisivas, manteve as redes invioláveis antes do nosso primeiro golo e após o segundo! Terceiro jogo consecutivo sem sofrer golos... Salva de palmas para a nossa defesa!

ENZO PÉREZ - Não sabe jogar mal. Inventa espaços onde não os há, serpenteia em velocidade entre os adversários, desequilibra para as laterais e cruza (e bem!), joga e faz jogar, uma agradável surpresa neste primeiro terço da temporada!



OLA JOHN - Este menino faz-se... Primeira parte a meio gás, algo nervoso, cumpriu e não comprometeu... Mas de um extremo pede-se muito mais! Pois bem... Segunda parte de altíssimo nível, a partir tudo e todos! Mais uma assistência, desta feita de pé esquerdo, uma boa meia dúzia de adversários sentados no chão... Uma exibição para deixar os adeptos a salivar por mais!



CARDOZO - 224 jogos. 137 golos. Não presta... É uma merda!


Pena a derrota do Barcelona em Glasgow. Continuamos a depender de nós. Resta-nos ganhar em casa ao Celtic e fazer 7 pontos e esperar que o Barcelona cumpra o seu papel e não perca em Moscovo. E partir para a 6ª jornada com o 3º lugar garantido e... Who knows?...

3 comentários:

  1. A sua observação sobre o Bruno César é ridicula, mas sei que todos os anos os adeptos têm de escolher um patinho feio. Mesmo que seja um jogador que no ano passado foi fundamental na Champions e marcou 10 golos, coisa que parece inacessível ao Sálvio ... Mas este tem de jogar para justificar os 11 milhões que Vieira deu ao Atletico para pagar ao FCP.

    Note que Sálvio é um bom jogador, excelente pessoa, mas não fazia falta. Veio tapar Bruno César e Gaitán, que fizeram uma boa época. Quando trocarem os papéis, e o Sálvio for para o banco, quero ver se ele rende mais ...

    Cardozo fez uma boa 2ª parte, como faria uma boa 1ª parte. É um jogador invulgarmente bom e calhado para a forma de jogar do Benfica, para encaixar nas variações do 4-4-2 do Benfica que não é qualquer um que encaixa. O pessoal gostava mais do Mantorras, mas ele e o Miccoli (outro excelente jogador, sem ironia) em 10 anos um (embora lesionado cerca de 8, é certo) e 2 anos o outro, não chegaram juntos, aos 40 golos ... E do Nuno Gomes nem vale a pena comparar .. ma so pessoal gostava muito mais destes três jogadores. Será que são estupidos ou vão na onda do que se diz na comuicação social?
    É que Cardozo não é agenciado por Jorge Mendes, logo está a tapar uma "futura" contratação deste empresário, logo temos de falar mal do Cardozo para ver se o pomos a andar ...

    ResponderEliminar
  2. eagle01: não se trata de "ter que arranjar um patinho feio". Não gosto do Bruno César, assim como não gosto do Nolito. Já não gostava dos dois no ano passado, mesmo quando lá tinhamos outros patinhos feios. São jogadores que não têm lugar no 11 do Benfica. Não têm qualidade para isso.

    É claro que são infinitamente melhores que Manus, Carlitos e outros que tais que por lá passaram não há muito tempo...

    Assim como, para mim, o Gaitan é o nosso melhor extremo. Mas, por tudo aquilo que já conhecemos dele, acaba por não conseguir justificar (e bem!) a sua não-titularidade ao longo dos últimos meses... Mas em forma, e quando quer, é melhor do que qualquer um que lá está, Salvio inclusivé!

    Mas lá está, o grande problema é que temos demasiados extremos. E não é preciso ser um grande adivinho que os que não jogam começam a ficar insatisfeitos, desmotivados, começam a jogar menos e pior...

    But, hey, Bruno César fez jogos muito bons no ano passado! Principalmente nos "jogos grandes" (ao contrário do cepo do Nolito, que nem isso). E espero que ele volte ao nível que exibiu no ano passado!

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao Nolito (lá tinha eu de falar sobre isso não é, Isaías? :) ) deixa-me só citar o seguinte:

    "Talvez seja difícil perceber o alcance da qualidade de Nolito. São pequenos pormenores na tomada de decisão, aliados a uma boa capacidade técnica, sobretudo de passe, que fazem de Nolito o melhor extremo do Benfica. Por não ser rápido jamais será tido por Jesus como um jogador importante. Perde Nolito e perde sobretudo o Benfica. Felizmente para ambos que a veia goleadora que sempre apresentou vai obrigando quem não percebe a sua qualidade a utilizá-lo aqui e ali.

    Lamentável apenas que a sua utilização dependa do elevado número de golos que obtém. É que mesmo sem chegar ao golo deveria ser sempre a primeira opção para a ala encarnada." de http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2012/10/nolito-e-joao-mario.html

    Não chego ao ponto de dizer que é o melhor, mas acho que, este sim, é claramente underrated! :)

    ResponderEliminar