terça-feira, 23 de outubro de 2012

Os apoios (breve lição de Engenharia eleitoral)


Hoje trago-vos uma pequena lição de Engenharia. Nada de especial, apenas umas noções básicas de Estática.
Vou falar-vos da importância dos apoios na estabilidade de uma estrutura, tanto no número, como na distribuição. Quem fala numa estrutura, fala também… numa candidatura à Presidência do Sport Lisboa e Benfica.

Consideremos então a mais simples das estruturas: uma viga. Uma estrutura pode ser classificada de hipostática, isostática, ou hiperestática:



Uma estrutura hipostática não possui equilíbrio estático, não é estável porque lhe faltam apoios.
Este é o caso da candidatura de Rui Rangel. O Juiz Desembargador apresentou um projecto, um programa eleitoral com ideias, uma voz com conhecimento do que é o Benfica e dos seus valores, uma lista só com benfiquistas (não devia ser grande coisa, mas neste caso é importante sublinhar) e porém, não consegue mobilizar apoios para a sua candidatura.

No polo oposto está a estrutura hiperestática, uma estrutura com um número de apoios superior ao necessário para garantir o equilíbrio. Ou não.
É fácil perceber que falo da candidatura de Luís Filipe Vieira. O actual Presidente do Benfica apresenta uma candidatura como uma Comissão de Honra mais extensa que as páginas amarelas. Uma lista de apoios que parece dividir os benfiquistas de primeira e de segunda categoria, mas que mais não serve senão para distrair o eleitorado da falta de ideias para mais um mandato.

Não há ideias (tirando aquelas copiadas do adversário, valha-nos isso) porque o que nos espera é mais do mesmo. 4 anos de mais do mesmo.
É isso que estes benfiquistas “de Honra” querem? Não. O que eles querem sei eu muito bem: aliar-se ao cavalo que será (previsivelmente) vencedor, juntar-se à candidatura hiperestática e tirar os privilégios disso mesmo; oblívios da gestão tantas vezes danosa que esta Direcção tem praticado no Benfica. E sim, aqui incluo muitas vacas sagradas que agora mostraram ao que vêm. Mas isso fica para outro texto.

Entre os benfiquistas “de Honra”, LFV apresenta também apoios solenes de várias figuras importantes dentro e fora do desporto.
Primeiro, a brigada de Jorge Mendes, que entrou em toda a força. Desde os ex-jogadores do Benfica (por quem tenho enorme carinho), como o Fabinho e o miúdo David, que saíram aparentemente crispados, mas que agora adoram o Presidente; passando por Mourinho e Scolari, que acham que ele tem feito um magnífico trabalho.
Ora bem. Eu adoro o Fabinho e o miúdo David, admiro imenso o Mourinho (“somente” o melhor treinador do Mundo) e acho que o Scolari foi o melhor Seleccionador que lá tivemos desde o Humberto Coelho. Mas o que é a mim, como benfiquista, me interessa a opinião de gente que se está a marimbar para o Benfica e que é apenas de quem lhe paga mais?! A sério, o que é isto nos interessa?
A nós, nada. Mas a Jorge Mendes é capaz de interessar, manter uma posição privilegiada no Benfica.

Depois, o Manuel Alegre, poeta sonhador, grande defensor da Democracia.
Sr. Alegre, você já olhou para o que se passa no Benfica? A vergonhosa alteração dos estatutos? Os requisitos ultra-restritivos que afastam qualquer potencial concorrência a LFV (incluindo o próprio)? A distribuição ultrajante do número de votos, incluindo o caciquismo com as Casas do Benfica? A ausência, por recusa do actual Presidente, de um debate de ideias? Em suma, a completa alienação da democracia no Sport Lisboa e Benfica?
Ou nada disto interessa, quando falamos do Benfica?

Falta falar, obviamente, do grande trunfo eleitoral de LFV: José Eduardo Moniz. Outrora grande crítico da gestão de Vieira, apelidado por este de “mau benfiquista”, apresenta-se agora como 2ª voz (ou será 1ª?) de poder no Benfica. E aqui basta ouvir duas ou três das suas intervenções para se perceber o quão alienado estava do Benfica e o que é, literalmente, um paraquedista.  Um daqueles que LFV tanto gosta de falar.

Aqui é que está o problema. São muitos apoios para segurar uma estrutura que pareceu tremer à chegada da primeira voz credível de oposição. Por isso, tenho aqui que introduzir uma outra noção, relativamente ao equilíbrio de uma estrutura: a das ligações mal distribuídas.


Uma estrutura pode ter mais apoios que aqueles necessários para garantir o equilíbrio e mesmo assim ser hipostática.
A candidatura de LFV é isto: um caso de ligações mal distribuídas. LFV e Moniz são 2 galos para o mesmo poleiro; 2 vozes que vão chocar e que vão fazer abanar a estrutura do Benfica.
E isto, quando falamos de pessoas com o ego de LFV e de Moniz, mais dia, menos dia, vai fazer implodir esta estrutura. E aí, não há apoios que resistam.

Faltou-me falar da estrutura isostática, estrutura detentora do número de apoios estritamente necessários para assegurar a sua estabilidade. É só isto que eu quero para o Benfica.
Será pedir muito?

9 comentários:

  1. Gostei do post! Aguardo pelas posições técnicas de outros Engenheiros...Por falar em engenheiros, o Fernando Santos integra a Comissão de Honra?? ahahahh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha sinceramente não sei! Mas o Rangel até falou nele, hoje na entrevista na SIC Notícias, quando se referiu ao "Fernando Gomes que treinou o Benfica" lol

      Eliminar
    2. Fartei-me de rir com este post!

      Continuo é sem perceber qual a força desse trunfo José Eduardo Moniz... E porque que é que Moniz é trunfo?

      Já agora, eu tenho para mim que não se trata de um caso de ligações mal distribuidas pela razão que dizes. Se Moniz levantar a voz e LFV quiser continuar, facilmente coloca Moniz na prateleira. Já aconteceu com Rui Costa. Bem sei que Moniz não é panhonhas, mas o Vieira nestas coisas sabe mexer-se. Para mim vamos estar daqui a 4 anos com o mesmo líder, e provavelmente com um novo trunfo destes... lol

      Eliminar
    3. Trata-se de um caso de ligações mal distribuídas por várias razões que enumerei em cima, não só pelo Moniz.
      Adicionando a essas razões que enumerei, se quiseres continuar a analogia, o LFV apresenta vários apoios "rotulados", como o Varandas Fernandes (que com um cargo na estrutura, passou de voz crítica, a apoio de LFV), o Seara (a quem o LFV tirou o tapete na FPF e que ainda há uns meses se insurgia contra este na TV), entre outros.
      Enfim, desde apoios "móveis" a apoios "rotulados", um caso sério de ligações mal-distribuídas.

      Por que o Moniz é um trunfo válido é algo que eu, de facto, não te consigo responder. Mas talvez o LFV, ou os seus apoiantes consigam.

      Eliminar
    4. Embora este post se sirva de uma analogia que para nós, Engenheiros, tenha a sua piada, infelizmente a situação não tem graça nenhuma...

      Eliminar
  2. Logo que se começou a falar deste "casamento" eu concluí que daria forçosamente em divórcio.
    Quando Moniz se deparar com aquela escumalha que vai querer manter o poder que deteve até aqui, aquilo vai cair que nem baralho de cartas... Pode ser que me engane, mas...
    Aqueles que hoje detém o Benfica, não vão querer perder os privilégios que Vieira lhes deu a troco dum apoio e defesa incondicionais. E a luta vai ser renhida. E quem ganhará? Quem mais bajula o ego de Vieira, óbvio...
    Dizia hoje do "Dia Seguinte" um indígena que por lá apareceu a representar os corruptos, que os estragos da dupla Vieira/Moniz irá originar novas eleições daqui por 6 meses... E não é que ao menos nisso eu estou de acordo? Aguardemos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada, o Pedro Marques Lopes é um indígena (afinal de contas, é adepto dos porcos), mas não é o Porco Aguiar. É um tipo inteligente e aí também me parece que acertou na mouche!

      Eliminar
  3. Bem Bento, isso foi tudo nostalgia do IST?? Demos isso em Estática, no nosso primeiro ano, em 2003... eheh :)

    Uma boa analogia com a nossa área, concordo com praticamente tudo. Passando um pouco agora para a Resistência dos Materiais, eu diria que a lista A, em caso de vitória apertada, terá um "coeficiente de cagaço" bem inferior do que em 2009... :)

    PS: Nunca fui muito bom nesta cadeira, confesso... :P

    ResponderEliminar
  4. O que rangel quer mudar é isto:

    http://fotos.sapo.pt/p10elmago/fotos/rui-rangel/?uid=cv84P1P3ibtZhOEFVBvY

    abraço

    ResponderEliminar