sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Uma pequena derrota para Vieira. Uma grande vitória para o Sport Lisboa e Benfica.


Habemus Benfica.
Hoje à noite, 27 de Setembro de 2012, voltou a haver Benfica no Benfica. Respeitando os pergaminhos democráticos do clube, os sócios mobilizaram-se no Pavilhão da Catedral e chumbaram, por maioria (6 988 votos contra (56%), 4 000 a favor (42%) e 387 abstenções (2%)) o Relatório e Contas relativo ao exercício de 2011/2012.

Foi uma Assembleia Geral quente. No ar, sentia-se as faíscas do descontentamento dos benfiquistas. Mas mesmo assim, apesar da tensão, não houve incidentes (retirando alguns insultos e o infeliz caso do petardo lançado por um engraçadinho que deveria ter ficado em casa) e todos os que subiram ao palanque puderam expressar a sua opinião, livre e democraticamente, como a tradição do Benfica manda. Pelo menos até ao final abrupto da assembleia, uma vez que, conhecidos os resultados da votação, o Presidente do Benfica decidiu deixar as instalações do Pavilhão (sob escolta) e a AG terminou. Mais uma cena lamentável do Presidente.

Vieira estava hoje visivelmente incomodado. Fora do conforto das festas nas Casas do Benfica, ele tremeu. E finalmente foi-lhe dado o sinal.

A AG de hoje foi isso mesmo: um sinal. Um sinal que Vieira pode ser derrubado. Derrubado pelo signo benfiquista da democracia.
Este foi um sinal que eu comparo ao da noite de 25 de Outubro de 2000, quando Manuel Vilarinho foi à RTP mostrar que Vale e Azevedo, “monstro televisivo”, com fama de ser imbatível, também podia cair.
Meses depois, Vale e Azevedo seria mesmo derrubado, para um novo capítulo se abrir na História do Sport Lisboa e Benfica.

Se na época a face da oposição era Manuel Vilarinho, hoje a face da oposição foi o sócio benfiquista. O sócio benfiquista, como eu e tu que estás a ler, o sócio que hoje não foi jantar a casa, que trocou a companhia da mulher e dos filhos no sofá, pelo desconforto das cadeiras de plástico do Pavilhão da Luz.
Hoje esse sócio disse “chega!”. Chega deste caminho, chega desta gestão que ninguém compreende e cujos resultados, desportivos e financeiros, estão à vista de todos.

Este é um sinal que deve ser ouvido pela "oposição credível". Aquela que anda escondida, mas que nós sabemos que existe e que só não aparece porque achava que Vieira era imbatível. Hoje ficou provado que não é.

Numa das intervenções mais emotivas da noite, o Ricardo do “Ontem” disse que julgava ter ido à AG do Benfica, mas afinal fora à AG do benfiquinha, onde Presidente e Vice-Presidente (Rui Cunha) vangloriavam-se das vitórias no Basket e no Hóquei, esquecendo o essencial, que nos move a todos: o futebol.
Mas o Ricardo enganou-se. Talvez a intenção da Direcção fosse mesmo fazer uma AG do benfiquinha, mas a verdade é que os benfiquistas apareceram e por isso hoje houve Benfica.
Porque o regresso da democracia ao clube, só pode se visto como uma grande vitória do Benfica.

Hoje à noite, 27 de Setembro de 2012, voltou a haver Benfica no Benfica. 
Habemus Benfica.

11 comentários:

  1. Nunca foi apoiante do Vieira, como o nosso colega Isaías pode confirmar, mesmo desde o início da sua era (incluíndo a última eleição e alteração de estatutos ridículas). Mas tudo isto acaba por fazer pouco sentido sem respostas bem concretas a várias questões...

    Por que razão foi chumbado o RC do SLBenfica? Pelas contas, pelo Vieira ou pelo futebol?

    Qual é a alternativa?

    ResponderEliminar
  2. Não sei que respostas é que estavas à espera da votação de um R&C. Respostas dos sócios? Quem deveria dar respostas é a Direcção. Mas esses foram lá debitar a mesma ladainha da credibilidade reconquistada nos últimos 10 anos. É importante e agradecemos isso, mas não chega.

    Não posso falar por todos os que lá estavam, mas posso dizer o que eu acho, tendo em conta aquilo que eu vi e as pessoas com quem falei. E o que eu acho já referi no post: o R&C foi chumbado porque os benfiquistas estão descontentes com a gestão desportiva e financeira do clube. Estão descontentes com decisões que ninguém entende, como o apoio a Fernando Gomes, os negócios com o Braga e o Atl. Madrid, os contentores de jogadores da América do Sul, "os amigos" da Olivedesportos, o ordenado pornográfico do treinador, etc., etc., etc.
    O R&C não foi chumbado em favor de uma qualquer alternativa, isso é que faria pouco sentido. Foi chumbado devido ao seu conteúdo, ou se quiseres, devido aos seus resultados.

    Não posso falar por todos, mas posso dizer que quem chumbou o R&C não foram as "claques", nem nenhum outro grupo organizado. Foram os sócios que fizeram ouvir o seu protesto. A resposta foi concreta e foi dada por quem de direito, democraticamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, vou contestar uma coisa desde logo: aquilo que se passou ontem não é democracia. É o mesmo que dizeres que uma manifestação com 5.000 pessoas no Largo do Rato é democracia.

      Democracia foi ver as filas de pessoas a chegar ao Colomgo para votar e expulsar o Vale e Azevedo. Mas até aí não houve democracia, porque o Vilarinho teve 62% quando deveria ter tido muito mais. E porque? Porque o processo de eleição no Benfica não é estritamente democrático. 50 votos para uns sócios e 1 para outros? 50 votos da casas? Isto também não é democracia...

      Claramente não foi votado o RC (aposto que 99% das pessoas não analisou aquilo em que votou), foi sim apresentado um cartão amarelo. Uma advertência, mas servirá de alguma coisa?

      As advertências devem ser dadas na altura correcta (sim, é surreal o apoio ao nando das facturas, os negócios com o atl. madrid, ou o silêncio às arbitragens o ano passado) mas só espero que não seja mesmo uma vitória pírrica. Temos um jogo para ganhar já hoje, é importante não esquecer!!

      Eliminar
    2. Realmente discordamos.
      O que se passou ontem foi, sim, democracia (não falei em nenhuma manifestação no Rato, isso são palavras tuas). Foi a democracia pintada pela paleta do LFV, mas foi assim que ele foi derrotado. Tens toda a razão no que referiste relativamente ao absurdo dos 50 votos, às Casas, etc., mas é o que temos neste momento. Tudo isso é algo que foi formulado pelo LFV e mesmo assim não chegou.
      Portanto, houve democracia, na medida em que, segundo as regras que lhes foram impostas, os sócios foram votar.

      Com que base é que dizes que "claramente não foi votado o RC"? Estiveste lá? Falaste com as pessoas que votaram? Viste o ambiente e as pessoas que levantaram a mão? Cuidado com essas analogias.

      Eliminar
    3. Manifestação no Rato foi apenas uma analogia. Se juntassem 5000 pessoas e fizessem uma manifestação no largo do Rato (PS) contra o governo, isso não é significativo num universo de 10 milhoes de portugueses (longe de mim estar a comparar o objectivo das pessoas em casa um dos casos, estou sim a comparar a significância da manif). A democracia, como ela é entendida no mundo actual, tem implicita a lei dos grandes números.

      Porque digo que claramente não foi votado o RC? Não vi uma única palavra relativa às contas. Portanto, quando muito foi votado o Relatório. Concordo contigo que muitas coisas estão erradas e sabes como eu sou e fui crítico de muitas atitudes desta direcção.

      A pluralidade de opiniões é fundamental no Benfica. E ainda bem que ela existe. Essa é a parte da democracia que está a funcionar. Neste sentido, eu apenas levantei uma questão sobre o futuro, e sobre as consequências das acções do presente e das não tomadas, no devido tempo, no passado.

      Eliminar
    4. Já agora, como bottom-line, pah, não se admite que o Vieira adopte aquela postura e saia da AG. Vergonhoso!!

      (outra coisa... Ao contrário do que eu acho que concluíste, eu sou, em geral, a favor da manifestação por parte de quem está descontente. Reforço - o Isaías sabe bem disso - as minhas críticas ao Vieira e ao Vieirismo vêm de muito antes da actual onda. Mas o que mais me importa é o futuro! Quero um Benfica ganhador!)

      Eliminar
    5. http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=354863

      aí vem o terror!! :D

      Eliminar
  3. Em primeiro lugar, fico satisfeito por continuar a existir espaço, no Sport Lisboa e Benfica, para a pluralidade de opiniões e para o funcionamento das regras elementares e básicas da democracia.

    A tua posição é perfeitamente legítima, todavia, tendo a discordar com
    algumas das afirmações que constam do post.

    Não duvido que és um grande benfiquista e que lutas pelas ideias e projectos que consideras que possam trazer maior sucesso e glória ao Clube.

    Mas não consigo compreender a afirmação “o regresso da democracia ao clube”. Porque todos os pontos levados a votação nas, anteriores, AGs e todos os processos eleitorais no Sport Lisboa e Benfica foram, até à data (até mesmo, antes do 25 de Abril…), pautados pelo respeito das regras democráticas. A democracia não funciona apenas quando é a nossa posição que sai vitoriosa…

    Também discordo, quando te referes, ainda que por interposta pessoa, a “benfiquinha” para caracterizar as vitórias conquistadas nas modalidades. A história e grandeza do nosso clube foi e é escrita pelas vitórias e conquistas de todas as modalidades e por todos os nossos atletas. Defender o contrário é desrespeitar os profissionais e grande Benfiquistas que trabalham afincadamente nessas secções e todos os jovens que compõem a formação de base das modalidades, que aprendem diariamente o que é a mística benfiquista.

    Quanto ao chumbo do Relatório e Contas, espero, sinceramente, que não seja uma vitória pírrica, que tenha como consequência directa, a inexistência, nas próximas eleições, de projectos alternativos sérios à actual Direcção. Possibilidade que aumenta exponencialmente caso seja antecipado o processo eleitoral…

    Como Benfiquista anseio que exista uma discussão saudável com
    substância e que no período posterior às próximas eleições, vença quem vença (democraticamente como sempre aconteceu no Glorioso…), todos remem para o mesmo lado, porque nenhum clube desportivo pode pretender vitórias sem estabilidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos por partes.

      Parece-me evidente que a alteração dos estatutos de 2010 veio "fechar" o clima democrático no clube. Ao contrário de muita gente, não sou da opinião que 1 sócio deve corresponder a 1 voto, acho que deve realmente haver algum crivo de antiguidade. Os moldes em que isso pode ser feito são discutíveis, mas este sistema dos 50 votos é absurdo.
      Isto é um convite ao caciquismo e se juntarmos a esta equação, a recente multiplicação de Casas do Benfica (com 50 votos cada), é também um convite ao benfiquismo de interesse. Um dos membros deste blogue viu ontem na lista de voto um sócio 216 000 com 50 votos. Isto é a defesa da antiguidade?
      Há ainda a forma de votação absurdamente arcaica, que de secreta não tem nada e cuja validade muito dificilmente pode ser comprovada.

      Relativamente às modalidades, cuidado com a leitura distorcida do texto. Ninguém quis menosprezar ou pôr em causa o valor dos nossos atletas e técnicos. Não me parece que fosse essa a intenção do Ricardo e a minha, não era de certeza.
      Se leres bem o que escrevi em cima, trata-se sim do desvio de atenções de uma coisa, para dar atenção exclusiva a outra.

      O chumbo do R&C foi aquilo tudo que eu já referi em cima, acima de tudo, uma voz de protesto contra o actual caminho da Direcção.
      Mas era o que faltava que agora os benfiquistas não pudessem fazer ouvir o seu descontentamento, com medo do que o futuro lhes possa trazer.

      Eu não sei o que nos espera no futuro, mas a minha convicção é que o caminho que seguimos agora é em direcção ao abismo.
      O que eu espero que as "alternativas credíveis" tenham percebido a mensagem que, mesmo com a democracia "moldada" pelo LFV, é possível apresentar um projecto que seja ouvido.

      E depois espero o mesmo que tu: uma Direcção com cultura de vitória. Menos negócios esquisitos, menos amizades estranhas e mais vontade de vencer. Tal como tu dizes, a remar todos para o mesmo lado (nisto lembrei-me da capa do último jornal do Benfica...).

      Eliminar
    2. Ficamos, então, à espera do projecto alternativo. Como se diz na gíria, para melhor muda-se sempre...E como é óbvio existem vários aspectos que gostaria que fossem trabalhados e melhorados, seja por esta ou por outra Direcção. Vamos ver se alguém se chega à frente, para podermos discutir projectos e visões concretas para o Clube...

      Eliminar
    3. É isso mesmo.
      Mesmo se não chegar o tal projecto alternativo, ficou o aviso ao LFV. O aviso que mesmo com as novas regras que impôs, ele pode cair. Esse aviso vai (espero...) fazer com que ele largue o estado autista de ignorar os sócios e tenha um próximo mandato mais próximo deles. E claro, um mandato realmente vencedor.

      Eliminar