quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"4-3-3 é sistema de clube pequeno"


Magister dixit. É na Filosofia que Jesus começa a errar.



4 comentários:

  1. Vai mais além do que isso... O primeiro argumento seria dizer que, por exemplo, grande parte das equipas de Mourinho jogam em 4-3-3, e que é a partir daí, da sua grande estabilidade no meio-campo, que alcança as vitórias.

    Mas não é só a isso que me refiro. Quero dizer que Jesus tem um grande conhecimento empírico (as bolas paradas, a dinâmica ofensiva, etc). Mas falhas noutras dimensões. Se 4-3-3 é sistema de clube pequeno, que dizer de 4-6-0? No entanto, é a melhor equipa dos últimos anos que joga nesse esquema.

    ResponderEliminar
  2. Pergunta ao Mourinho se no tempo do Porto jogava a champions em 4-3-3?

    É melhor veres com atenção se em vez de um 4-3-3 não seria mais um 4-5-1, ou um 4-1-2-2-1!

    I LOVE JESUS!!! :)

    ResponderEliminar
  3. Vamos começar para o maior elogio que posso dar ao Jesus: o melhor futebol que já vi na minha vida foi com ele. Aquele Rolo Compressor era empolgante, trucidava adversários, era espectacular. E quando uma equipa do Jesus embala, atinge realmente um nível muito elevado.

    No entanto, não querendo ir ao pormenor, ele tem tendência para desequilibrar as equipas. E é aí que a Filosofia dele muitas vezes falha. Na primeira época tínhamos o Ramires, não era extremo, era interior, e permitia o equilíbrio da equipa. Agora com dois extremos na linha, dois pontas de lança, o aimar no meio e dois laterais bem ofensivos, não há equilíbrio que resista. As equipas constroem-se de trás para a frente. Tal como o Mourinho faz, independentemente de ser num 4-3-3 ou derivados.

    Quando ele diz que o 4-3-3 é um sistema de clube pequeno ele erra porque são os jogadores e a sua dinâmica que fazem o sistema e não ao contrário. Por isso, também não faz sentido dizer que 4-6-0 é de clube pequeno quando o Barcelona joga o futebol que joga. Ele gosta do 4-4-2, ele que jogue com esse sistema. Agora, meta a porra da equipa a defender bem, que tou farto de ver adversários em contra-ataques com igualdade ou superioridade numérica!!

    ResponderEliminar